III Semana de Inclusão do Campus Campina Grande

Descrição da imagem: A logo do evento consiste no Ícone da Acessibilidade Universal estilizado. Uma figura humana preta simples, braços e pernas estendidos tocando o perímetro de um círculo formado pelas palavras "Respeito" à esquerda, "Empatia," abaixo e

<!--Attendize.com Ticketing Embed Code-->
<iframe style='overflow:hidden; min-height: 350px;' frameBorder='0' seamless='seamless' width='100%' height='100%' src='//ingressos.ifpb.edu.br/e/3/embed' vspace='0' hspace='0' scrolling='auto' allowtransparency='true'></iframe>
<!--/Attendize.com Ticketing Embed Code-->

 

Desde a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, em 2006, cujos preceitos foram ratificados pelo congresso nacional em 2008, adotou-se o modelo social para abordar as questões de deficiência e acessibilidade, em complemento ao modelo médico que vigorava até então. O modelo social reivindica que a deficiência seja transferida do sujeito para o meio que não o inclui.

Logo, o conceito de pessoa com deficiência passa por esclarecer que trata-se de sujeitos que, por conta de suas conformações físicas, sensoriais, intelectuais ou psicossociais, são excluídos de sua participação plena na sociedade, devido a barreiras causadas por falta de acessibilidade.

Inclusão social, nesse sentido, constitui-se como processo de construção de uma sociedade para todos e, portanto, os alvos de transformação são os ambientes sociais e não a pessoa. Assim, o termo inclusão não deve ser usado como sinônimo de inserção ou integração.

Nesse contexto, o termo "acessibilidade" significa mais do que simples acesso, mas expressa um conjunto de dimensões diversas, complementares e indispensáveis para que a inclusão efetivamente aconteça, passando pelos meios físicos, meios de comunicação, sistemas, políticas, serviços e programas implementados pela sociedade, e até mesmo pela atitude receptiva das pessoas diante da diversidade.

A Semana de Inclusão do IFPB busca, afinal, levantar a discussão sobre inclusão da pessoa com deficiência, seja ela de qual tipo for. Deficiência Física, Intelectual, Psicossocial, Sensorial e Múltipla, todas essas categorias estão contempladas no debate que procuramos fomentar a partir da participação da comunidade acadêmica.

 



Eventos disponíveis

Não há conferências em andamento. Veja os arquivos para edições anteriores das conferências.