Eventos Acadêmicos do IFPB, 4ª EDIÇÃO DO CONGRESSO NORDESTINO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

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Adaptação e Resiliência Educacional: Um Estudo sobre o Impacto da Pandemia de COVID-19 no Ensino Presencial do IFSertãoPE Campus Petrolina
Ludmyla Matos Alencar, Max Robson de Oliveira Santos, Jean Lúcio Evangelista dos Santos

Última alteração: 2023-12-27

Resumo


A pandemia de COVID-19, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março de 2020, impôs desafios significativos em todas as esferas da sociedade, incluindo a educação presencial. O setor educacional, por sua natureza interativa e de grande aglomeração, viu-se obrigado a repensar suas práticas e métodos de ensino para garantir a segurança dos estudantes e profissionais da educação. Nesse contexto, as instituições de ensino superior, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), se viram diante de um dilema: como manter a continuidade do ensino de forma segura e acessível?

Conforme destacado por Joye et al. (2020), é possível observar distinções entre o Ensino a Distância (EaD) e o Ensino Remoto Emergencial. Os referidos autores salientam que o EaD é uma forma de ensino planejada e estruturada, na qual a comunicação entre docentes e discentes é mediada por tecnologias de informação e comunicação, ocorrendo de forma assíncrona em grande parte das situações. Esse modelo pressupõe a elaboração de materiais didáticos específicos para a modalidade, bem como a previsão de atividades de avaliação e interação virtual. Por sua vez, o Ensino Remoto Emergencial, como o próprio nome indica, surge como resposta a situações de emergência, como a pandemia de COVID-19, e se caracteriza pela necessidade de adaptação imediata das práticas educacionais presenciais para o ambiente virtual. Diferencia-se do EaD tradicional pela ausência de um planejamento prévio e pela utilização de ferramentas digitais de forma improvisada. Nesse contexto, a interação entre professores e alunos pode ocorrer de forma síncrona ou assíncrona, e o conteúdo muitas vezes é adaptado a partir  de um modelo expositivo tradicional no qual o aluno se torna um mero repositório de informações (JOYE et al., 2020).

Nesse contexto, o presente estudo se propõe a investigar os efeitos da pandemia de COVID-19 no contexto educacional do IFSertãoPE, com foco no Campus Petrolina. Será analisado o impacto das ações implementadas durante a pandemia e as dificuldades enfrentadas para o retorno do semestre 2020.1 de forma remota. O objetivo é contribuir para uma compreensão mais aprofundada das implicações da pandemia na educação presencial, assim como estratégias adotadas para mitigar seus efeitos.

A relevância desta pesquisa reside na necessidade de analisar de forma sistemática as estratégias implementadas pelo IFSertãoPE Campus Petrolina durante a pandemia e avaliar sua eficácia na manutenção da qualidade, promoção e o acesso do ensino, tal como o bem-estar dos envolvidos. Ademais, o estudo contribuirá para o acúmulo de conhecimento concernente à abordagem de contingências educacionais, a exemplo da desencadeada pela pandemia de COVID-19.