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Ponto de Vista da Gestão do Ensino à Distância
Última alteração: 2023-12-27
Resumo
A expressão à distância deve ser entendida em relação à interação entre o estímulo educativo e o destinatário do estímulo educativo. Nesse sentido a Educação a Distância difere da Educação Presencial. Nesta, a fonte do estímulo educativo é o professor presente aos alunos, naquela, é o professor que, embora ausente, se faz presente através de um canal de comunicação. Ainda quando um orientador da aprendizagem está presente, não se perde a característica a distância, por que esta pessoa não é a fonte do estímulo educativo, e sim, facilitadora da recepção e processamento do estímulo pelo destinatário . Utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica. No Brasil, cinco modelos de gestão do EaD, são adotados e utilizados pelas instituições de ensino superior: Tele-educação (via satélite); Pólos de apoio descentralizado presencial (semi-presencial); Universidade virtual; Vídeo-educação e Unidade central. A análise sobre a gestão para o EaD, aponta que as teorias da administração são elementos importantes na gestão de equipes multidisciplinares