Eventos Acadêmicos do IFPB, 4ª EDIÇÃO DO CONGRESSO NORDESTINO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

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Efeitos da formação docente com o ensino a distância: uma revisão sistematizada
Bruno César Dias de Albuquerque, Dayane da Silva Rodriguesde Souza

Última alteração: 2023-12-27

Resumo


Diversos países do mundo têm utilizado o ensino a distância para desenvolver a formação dos seus docentes, e com a evolução das tecnologias digitais de informação essa estratégia tem possibilitado maior acesso ao ensino superior, alcançando públicos distantes geograficamente dos polos universitários. O crescente uso do ensino a distância pelos programas de qualificação profissional motivou esta revisão sistematizada, que teve como objetivo identificar os efeitos da formação inicial de professores com o ensino a distância, e verificar como estes efeitos estão sendo avaliados. O procedimento de coleta seguiu um protocolo de revisão sistemática. A maioria dos resultados indicaram que as ações de formação de professores, com o ensino a distância, geram efeitos positivos sobre dimensões pedagógicas, profissionais e sociais. Os estudos usaram métodos qualitativos, quantitativos e mistos, mas percebeu-se uma carência de estudos experimentais e quase experimentais, os quais, atualmente, tem auxiliado na avaliação de políticas públicas. De forma geral, percebeu-se uma preocupação quanto a busca de evidências científicas da efetividade desses novos formatos de entrega, mas os achados ainda são insuficientes para generalizar a magnitude dos efeitos provenientes dessas ações nas variáveis relativas ao desenvolvimento dos sistemas educacionais.

Palavras-chave: Avaliação; Resultados; Formação docente; Formação inicial; Ensino a distância