Eventos Acadêmicos do IFPB, 5º Congresso Nordestino de Educação a Distância

Tamanho da fonte: 
Recomposição de Aprendizagem através de Tecnologias Inovadoras na Educação
José Pablo Rodrigues Francisco do Nascimento

Última alteração: 2024-12-12

Resumo


A recomposição de aprendizagem tornou-se um tema central na educação pós-pandemia, devido às lacunas educacionais exacerbadas pela interrupção das aulas presenciais e a transição para o ensino remoto. Este estudo investiga como tecnologias inovadoras podem apoiar a recomposição de aprendizagem, com foco na inclusão e acessibilidade. Ferramentas como plataformas de aprendizagem adaptativa e recursos de acessibilidade digital mostraram-se eficazes na personalização do aprendizado, permitindo que os alunos avancem no seu próprio ritmo. A pesquisa também destaca a importância de estratégias pedagógicas inclusivas, conforme discutido por Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), e a necessidade de uma educação que empodere todos os alunos, como enfatizado por Freire (1987). O objetivo é identificar as ferramentas e metodologias mais eficazes e avaliar seu impacto na recuperação do aprendizado, contribuindo para práticas educacionais mais equitativas e eficazes.

Texto completo: PDF