Eventos Acadêmicos do IFPB, IV Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - SECITEC 2019 - Catolé do Rocha

Tamanho da fonte: 
Redução de 30% no custo em casas sustentáveis.
Maria Eduarda de Andrade Abrantes, Paulo Augusto Abrantes de Almeida, Thyago Fabricio Melo Costa, Yasmim Felix da Silva, Mirian Cristina Gama Dornelas Santos

Prédio: Acadêmico
Sala: 7
Data: 2019-11-22 09:00  – 09:30
Última alteração: 2019-11-16

Resumo


O conceito do que seria algo sustentável foi dito por Brundtland Report, em 1987, afirmando que desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras. Já a construção civil sustentável visa, durante todo o processo de construção e pós-construção, reduzir os danos à natureza.

O projeto busca comparar o orçamento de uma casa sustentável com uma do programa do governo “Minha casa, minha vida”, buscando uma economia e respeitando os limites naturais do nosso meio ambiente. O que levou ao desenvolvimento do projeto foi um trabalho realizado dentro de sala de aula da disciplina de Construção Civil e Meio Ambiente, em que os alunos tinham objetivo de criar uma casa sustentável.

Vimos que as habitações populares projetadas pelos Governos sempre são de construção convencional, onde prevê alvenaria, concreto armado, onde não tem nenhuma preocupação com o meio ambiente, pensamos em projetar algo sustentável, de baixo custo, onde poderia prevê um quantitativo maior de execução de casas populares.

Os nossos resultados é o comparativo dos orçamentos que será contabilizados posteriormente e apresentado na Secitec juntamente com o projeto arquitetônico  que  se encontram em estudo prévio, esperamos atingir uma redução orçamentária   considerável tendo em vista o uso de materiais sustentáveis de baixo custo.