Eventos Acadêmicos do IFPB, IV Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - SECITEC 2019 - Catolé do Rocha

Tamanho da fonte: 
ATENÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Matheus Henrique Dantas Santos, Cristiane Alencar Silva, Déborah Rayane Alves Pereira, Hélida Nathália Vieira Silva, Vera Cléia Alves da Silva Cavalcanti

Prédio: Acadêmico
Sala: 8
Data: 2019-11-22 09:30  – 10:00
Última alteração: 2019-11-16

Resumo


A infância é um período de aquisição de muitos conhecimentos, conhecimentos esses básicos na formação da criança, tais como a escrita, leitura e interpretação de textos, fundamentais para construção de outros conhecimentos. Nesse contexto, percebe-se a atenção como fator de aprendizagem.

O projeto tem como objetivo geral desenvolver a atenção dos alunos na sala de aula. Foram elencados como objetivos específicos: estimular as relações interpessoais dos alunos com os alunos e com a professora, envolvendo os valores de respeito; contribuir com a aprendizagem dos alunos e promover o raciocínio lógico através de jogos.

É uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, em que os pesquisadores vão ao campo e atuam sobre o meio. Os sujeitos desse estudo são os alunos do 2º (segundo) ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Terezinha Garcia Pereira, em Brejo do Cruz - PB. Um problema presente que dificulta o aprendizado é a falta de atenção dos alunos ao que o professor explana dentro da sala de aula. Partindo dessa observação justifica-se esse projeto, pois ele vem a contribuir com o desenvolvimento da atenção nos alunos do 2º ano do ensino fundamental.

A atenção no processo de ensino e aprendizagem é um fator relevante para a aprendizagem e o lúdico atua como uma ferramenta que cada vez mais está sendo utilizada pelos professores como metodologia de ensino, e no projeto não foi diferente. O lúdico contribuiu no pensar, no agir e no se comportar da criança, ajudando-as no seu processo de aprendizado, principalmente porque atrai a atenção das crianças para o que o (a) professor (a) está explanando. Com isso, observa-se que o objetivo do projeto, desenvolver a atenção dos alunos na sala de aula, está sendo atingido através da ludicidade, assim como a ampliação de saberes.

Primeiramente foi aplicada uma entrevista com os alunos buscando dados sobre a idade do aluno, com quem moram, seus interesses, sua rotina de estudo, quem ajuda nas dificuldades com o estudo e qual a aula que mais gostou. De posse desses dados a equipe planejou 5 (cinco) momentos com essa turma, objetivando estimular a atenção da criança para o que é apresentado durante as aulas.  Serão desenvolvidas metodologias de ensino e aprendizagem variadas verificando quais delas os alunos desenvolvem maior atenção. Por fim, a análise dos resultados obtidos com a experiência em sala de aula diante das atividades realizadas com os alunos, de modo a refletir sobre como o projeto pode contribuir nesse sentido.