Eventos Acadêmicos do IFPB, IV Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - SECITEC 2019 - Catolé do Rocha

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de metodologias ativas de ensino e materiais didáticos para o ensino de solos em sala de aula
Raquel Dantas, Misael Warly Maia Pereira, Péricles Alves Batista

Prédio: Acadêmico
Sala: 8
Data: 2019-11-22 10:00  – 10:30
Última alteração: 2019-11-16

Resumo


O solo é um ambiente imprescindível para os seres vivos, é dele onde sai as principais matérias-primas que extraímos para a nossa sobrevivência. Entretanto, grande parte da sociedade contribui para a degradação desse meio natural, principalmente por não conhecer a importância dele para a manutenção da vida humana. Assim, o atual projeto pretende informar aos jovens a função do solo e como preservá-lo. Para isso, serão realizadas aulas lúdicas, com a utilização de jogos e utilizadas metodologias ativas de ensino, dividindo os alunos em equipes, para que resolvam desafios acerca da temática. Além disso, o projeto se dará de maneira interdisciplinar, entre os componentes curriculares de Química, Biologia e Geografia, demonstrando de forma prática, a dinâmica existente no solo, utilizando experimentos realizados em laboratório. A partir dessas práticas didático-pedagógicas, almejamos trazer para a sala de aula a educação de solos e, por conseguinte, promover o interesse e a compreensão dos alunos com o assunto. Palavras-chave: solo 1. Ensino-aprendizagem 2. Jogos 3. Metodologia ativas 4.