Eventos Acadêmicos do IFPB, IV Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - SECITEC 2019 - Catolé do Rocha

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO MÓVEL PARA EXERCÍCIO E APERFEIÇOAMENTO DE VISUALIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL
Daniele Oliveira Sousa, Alice da Silva Freitas, Isabel Dantas Maniçoba, Lorenna Eduarda de Oliveira Andrade, Luiza Maria Medeiro de Lima, Alexsandro Trindade Sales

Prédio: Acadêmico
Sala: 4
Data: 2019-11-22 09:00  – 09:30
Última alteração: 2019-11-16

Resumo


O ensino de matérias técnicas como Desenho Básico e Técnico (DBT) e Desenho Arquitetônico (DA) é presente no curso profissionalizante, como o Técnico Integrado em Edificações ofertado pelo Campus Catolé do Rocha. Contudo, os alunos ingressantes, em sua maioria, são provenientes de escolas públicas, com isso,eles podem apresentar dificuldade, principlamente na visualização tridimensional, por conta da ementa do curso, que tem, em sua totalidade, estudos que envolvem conteúdos de geometria plana e espacial aplicadas a área de construção civil. Segundo Pavanello (1993), o ensino da geometria no Brasil, ofertado pelas escolas públicas tanto estaduais quanto municipais, apresenta uma deficiência no quesito de qualidade, podendo não suprir a necessidade do discente no que diz respeito ao aprendizado da geometria.

Com isso, o presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver um aplicativo de apoio para a visualização de sólidos geométricos e desenhos técnicos de edificações, como plantas baixas e cortes, utilizando recursos como realidade aumentada, quiz e mapas mentais, de modo a contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem dos alunos, com o uso de tecnologias, fazendo assim, o vínculo de aluno com as tecnologias para um maior aprendizado. Quanto as etapas metodológicas, tem-se: 1) Revisão bibliográfica; 2) pesquisa de aplicativos com a mesma proposta; 3) Desenvolvimento do aplicativo e realidade aumentada; 4) Validação do aplicativo; 5) possíveis correções; 6)apresentação do projeto. O aplicativo será desenvolvido no site da empresa Appy Pie, ficando apto para ser utilizado tanto em Android como IOS. O aplicativo contará com imagens eilustrações afim de atrair o público alvo, além da realidade aumentada, que contará com o auxílio do uso do app Scope Aumentaty para formulação e Sketchup para a formação dos modelos tridimensionais de sólidos geométricos e edificações, em vistas e em cortes. O presente trabalho já foi apresentada na sala de aula, tanto do primeiro ano matutino como vespertino, como auxílio para a matéria de DBT, visando principalmente, a revisão dos conteúdos apresentados anteriormente, tendo como objetivo aprimorar os conhecimentos dos alunos e identificar possíveis melhorias para o aplicativo. Por fim, com o aplicativo, espera-se que seja possível aprimorar a didática e o aprendizado emsala de aula, a fim de, com o uso da tecnologia, amenizar dificuldades que o discente possa vir a ter, em relação aos conteúdos das disciplinas técnicas do Curso Técnico e Integrado em Edificações, Desenho Básico e Técnico e Desenho Arquitetônico.