Eventos Acadêmicos do IFPB, IV Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - SECITEC 2019 - Catolé do Rocha

Tamanho da fonte: 
MÉTODOS DE APRENDIZAGEM: PRATICANDO COM CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Carla Pereira de Andrade, Maria Eduarda Soares Carneiro, Nícolas Nobre Cipriano, Rayla Pereira de Lima, Vera Cleia Alves da Silva Cavalcanti

Prédio: Acadêmico
Sala: 8
Data: 2019-11-22 11:00  – 11:30
Última alteração: 2019-11-16

Resumo


A Constituição Federal do Brasil traz em seu artigo 205 que a educação é direito de todos (BRASIL, 1988). Tendo isso em vista é correto afirmar que todos possuem não só o direito de ir à escola, como também o direito à aprendizagem.

Nos anos iniciais do ensino fundamental são apresentadas à criança palavras que são do universo infantil, bem como o nome dela para atrair o interesse pela leitura e escrita. É introduzido o alfabeto, posteriormente as sílabas para que, consequentemente, formem-se as palavras e por fim as frases, construindo assim o desenvolvimento da leitura e escrita na criança.

Anteriormente para ser considerado alfabetizado bastava saber assinar o próprio nome. Com a complexidade do mundo atual e o aumento das práticas letradas, apenas assinar o próprio nome passou a ser insuficiente. “Em 1958, a Unesco constata que conhecer o alfabeto e saber codificar e decodificar palavras escritas já é insuficiente para as lides urbanas modernas”. (ROJO, 2010, p. 24).

O projeto está sendo realizado com alunos do 2º ano, que foram indicados pelas suas professoras, por não conseguirem acompanhar os demais alunos da turma em relação à leitura e à escrita, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luzia Maia, localizada na cidade de Catolé do Rocha – PB.

O trabalho ainda não possui um resultado definitivo para que possa ser feito uma análise detalhada sobre o desenvolvimento da aprendizagem desses alunos. É um projeto em andamento cujos resultados finais serão expostos posteriormente.

A base da alfabetização e do letramento encontra-se nos primeiros anos iniciais da educação. É um período que contribui para o bom andamento na vida acadêmica do aluno. Importante se faz refletir e agir nesse momento para que alunos não fiquem para traz na leitura e escrita, e no uso social dessas ações. Espera-se que esse projeto, ainda em andamento, possa contribuir de maneira positiva no domínio da escrita e leitura desses alunos, que hoje estão em situação de atraso na turma.