Eventos Acadêmicos do IFPB, IV Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - SECITEC 2019 - Catolé do Rocha

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MAPEAMENTO QUANTI-QUALITATIVO DOS CASOS DE EVASÃO ESCOLAR NO IFPB - CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA
Pauliane Medeiros, Carla Custódio de Andrade, Espedito Manoel da Silva Júnior, Eliene Nunes Ferreira

Prédio: Acadêmico
Sala: 5
Data: 2019-11-22 04:00  – 04:30
Última alteração: 2019-11-16

Resumo


A evasão escolar é um problema que vai de encontro ao propósito de “erradicar a pobreza e marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”, estabelecido no texto constitucional como um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil (BRASIL, 1998). Trata-se, portanto, de um fenômeno que preocupa órgãos governamentais, gestores escolares, educadores e a sociedade como um todo.

Importante se faz constatar que, em relação a esse tema, os estudos apresentam um quadro conceitual bastante ambíguo. Além disso, diversas pesquisas já foram desenvolvidas sobre a temática relativa à evasão escolar, porém, “no ensino técnico brasileiro, a pesquisa sobre evasão escolar é, praticamente inexistente” (MACHADO; MOREIRA 2010). Como justificativa, a autora apresenta a hipótese de que ausência de estudos sobre o tema pode estar relacionada ao fato de que o processo de democratização da escola técnica de nível médio no Brasil iniciou-se apenas recentemente.