Eventos Acadêmicos do IFPB, IV Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - SECITEC 2019 - Catolé do Rocha

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BRINCAR E APRENDER: AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Ana Cristina Oliveira de Freitas, André Luiz de Sousa Benjamim, Pedro Henrique Fernandes dos Santos, Talita Valentim da Silva, Vera Cléia Alves da Silva Cavalcanti

Prédio: Acadêmico
Sala: 8
Data: 2019-11-22 02:00  – 02:30
Última alteração: 2019-11-16

Resumo


O lúdico na Educação Infantil tem se configurado como uma ação essencial para o desenvolvimento sócio cognitivo da criança. O uso das brincadeiras constitui-se como uma ferramenta valiosa na construção de novos saberes e habilidades. Desse modo, é primordial que na sala de aula sejam realizadas atividades que venham desenvolver potencialidades existentes em cada discente, para que o processo de ensino-aprendizagem proporcione seu desenvolvimento integral nos aspectos físico, intelectual, psicológico e social. Essa pesquisa baseia-se nos teóricos Negrine (1994) e Almeida (1995), e tem como objetivo analisar em que medida as atividades lúdicas contribuem para a melhoria do processo de aprendizagem com 14 crianças do 2° ano do ensino fundamental I na escola municipal de ensino fundamental Luzia Maia no município de Catolé do Rocha – PB. O interesse por essa temática de estudo, surgiu das experiências vivenciadas na SECITEC de 2017, em que foi realizado um projeto em uma escola, que tinha como objetivo o uso da música e brincadeiras como ferramenta de inclusão. Com isso, percebeu-se que através da música consegue-se obter um bom resultado. Já que as crianças conseguiram fixar a mensagem passada dessa forma supõe-se que se os conteúdos fossem aplicados de forma lúdica os alunos teriam um melhor resultado. Para alcançar esse objetivo serão realizados 8 (oito) encontros semanais com 14 crianças do 2° ano do ensino fundamental I. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, do tipo pesquisa-ação.