Eventos Acadêmicos do IFPB, IV Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - SECITEC 2019 - Catolé do Rocha

Tamanho da fonte: 
PRODUÇÃO DE PLÁSTICO BIODEGRADÁVEL A PARTIR DA CASCA DE MANGA NA UTILIZAÇÃO DA FABRICAÇÃO DE MUDAS
Roberto Araújo, Andreza Vieira Araujo, Rivaldo Ezequiel da Silva, Vinicius Ádam Martins Maia, Tainá Souza Silva

Prédio: Acadêmico
Sala: 5
Data: 2019-11-22 02:30  – 03:00
Última alteração: 2019-11-16

Resumo


Tem se reconhecido a necessidade de reduzir a utilização de materiais plásticos a fim de restringir os impactos causados por esse composto ao meio natural e aplicá-los na confecção de plantas jovens (mudas) utilizadas para o plantio.

Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um composto para auxiliar na fabricação de mudas usando matérias-primas naturais que se decompõe com facilidade e rapidez sem causar prejuízo ao meio ambiente.

Com isso, produziremos um plástico biodegradável com rápida degradação, utilizando procedimento simples e limpo, com o auxílio da casca da manga. Na qual, a casca da manga triturada misturada com o amido e água, obterá uma massa que logo em seguida adicionaremos o ácido acético e a glicerina, onde levaremos para o seu cozinhamento. E com isso colocaremos em uma superfície plana para descansar.

Dessa forma, realizaremos alguns testes de permeabilidade à água, aspecto visual, maleabilidade, resistência mecânica, comportamento quanto à inflamabilidade e tempo de degradação no ambiente. Que com esses testes produziremos um invólucro, em forma de saquinhos ou copinhos, que será utilizado para o plantio de mudas.

Sendo assim, com várias pesquisas realizadas é possível obter um biopolimetro resistente e flexível com a casca da manga. Onde poderemos avaliar o seu uso no plantio das plantas, capazes de ajudar no crescimento e nutrição, sem deixar resíduos no solo.

Portanto, o plástico biodegradável é uma ótima alternativa sustentável ao meio ambiente, pois não lhe ocasiona agressões ambientais capazes de afetar os ecossistemas quanto afetados no meio. Reduzindo-se partes dos problemas e preocupações ambientais atuais e futuros relacionados aos ecossistemas.