Eventos Acadêmicos do IFPB, IV Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - SECITEC 2019 - Catolé do Rocha

Tamanho da fonte: 
A CASA CONTAINER COMO ALTERNATIVA DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NA CIDADE DE CATOLÉ DO ROCHA/PB
Bruna Aila da Silva Alves

Prédio: Acadêmico
Sala: 7
Data: 2019-11-22 04:00  – 04:30
Última alteração: 2019-11-20

Resumo


A busca por técnicas construtivas que apresentem custo mais baixo, rapidez, redução de matéria-prima utilizada e sustentabilidade, tem pelo menos três décadas de destaque em áreas como engenharia e arquitetura. Uma dessas possibilidades aponta para os containers marítimos como solução viável para alcançar objetivos práticos quanto as preocupações ambientais

Verificou-se que mais de cinco mil containers marítimos são descartados anualmente. Containers são basicamente caixas grandes de metal, normalmente compostas de alumínio, aço ou fibra. São utilizados para transportar mercadorias em navios, por isso possuem grande resistência estrutural . A vida útil dos containers para transporte de mercadorias é de aproximadamente dez anos, e após esse prazo são descartados, mesmo ainda estando em condições para outro tipo de utilização.

O projeto, cuja equipe é composta por alunos e professores IFPB Campus Catolé do Rocha, do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, tem foco na habitação de interesse social (HIS), ou seja, que busca um novo modelo de residência visando o bem estar social,  associado ao baixo custo,  a funcionalidade e ao conforto  térmico, que é o aspecto mais buscado no sertão do Nordeste.

Os containers, portanto, podem ser utilizados como residência possuindo todos os principais aspectos de uma HIS. Baixo custo, podendo chegar até a metade do preço de uma casa normal;  sustentabilidade ambiental, pois é um material não biodegradável e está sendo reutilizado ao invés de ser jogado fora e poluindo o meio ambiente; melhor conforto térmico.