4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Edições anteriores da Conferência

4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação



10 de novembro de 2021 – 12 de novembro de 2021

 

Imagem da página inicial da Conferência

Certificados do 4° SIMPIF

Os Anais do 4º SIMPIF estão disponíveis no link abaixo.
Link: Anais do 4º SIMPIF.

Os certificados de participante geral do evento e de minicurso estão disponíveis no link abaixo (sistema do Even3).
Link: https://www.even3.com.br/evento/login?evento=IVSIMPIF2021

Os certificados de apresentação e de avaliador de trabalhos estão disponíveis no link abaixo (sistema de Eventos do IFPB).
Link: https://eventos.ifpb.edu.br/index.php/iv-simpif/index/pages/view/certificados


Trabalhos premiados - 4º SIMPIF

Trabalhos premiados de ICT - Iniciação Científica e Tecnológica

Trabalhos premiados da Pós-Graduação

 

Programação do 4° SIMPIF

Programação Geral já disponível!

Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) - Trabalhos aceitos e horários - 09/11/2021

Pós-Graduação - Trabalhos aceitos e horários - 09/11/2021

 

Data e horário do treinamento aos tutores selecionados

Informamos que o treinamento será dia 09/11/2021 às 10h através do link: meet.google.com/dsm-kfte-cbp

Clique para acessar Resultado Final do Edital 45/2021 - Tutores do 4° SIMPIF e IV EEAD.

 

Resultados dos trabalhos

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS INTRUÇÕES SOBRE O ENVIO DOS VÍDEOS PARA AS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS (Modalidade  ICT)!

Novo prazo para envio dos vídeos: Até 10h de 08 de novembro de 2021.


Resultado Final dos Trabalhos Aceitos - Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) - 29/10/2021

Resultado Final dos Trabalhos Aceitos - Pós-Graduação - 29/10/2021


Resultado Preliminar dos Trabalhos Aceitos - Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) - 25/10/2021

Resultado Preliminar dos Trabalhos Aceitos - Pós-Graduação - 25/10/2021

 

Submissão de trabalhos

A publicação do resultado das avaliações dos trabalhos está prevista para 25 de outubro de 2021 11 de outubro de 2021.


 

Prorrogadas as submissões de trabalhos para o 4o SIMPIF!

Novo prazo para submissão: 23 de agosto de 2021!

Clique aqui para submeter seu trabalho!

Clique aqui para acessar os modelos de documentos (artigo, resumo expandido e banner digital).

 

OBS.: A inscrição para ouvintes do 4° SIMPIF ainda será aberta. Acompanhe mais neste portal do evento, no portal do IFPB ou na rede social do evento.

 


Apresentação

Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB - SIMPIF

Educação, Ciência e Tecnologia: salvando vidas, construindo o futuro.

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), tem a grata satisfação em anunciar a realização do 4° Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB — SIMPIF.

O SIMPIF é um evento organizado pela PRPIPG/IFPB a cada dois anos, acontecendo desde 2015, visando a divulgação e a disseminação da pesquisa, da inovação tecnológica e da produção da pós-graduação no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, envolvendo toda a comunidade acadêmica, promovendo a integração entre estudantes e professores pesquisadores do ensino técnico, da graduação e da pós-graduação, contando, ainda, com participantes de outras instituições.

Neste ano de 2021, será realizada a quarta edição do SIMPIF, em formato virtual, trazendo, pela primeira vez, um tema associado: Educação, Ciência e Tecnologia: salvando vidas, construindo o futuro.

O tema está vinculado à missão do nosso Instituto, que é a de ofertar a educação profissional, tecnológica e humanística em todos os seus níveis e modalidades por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, na perspectiva de contribuir com a formação de cidadãos para atuarem no mundo do trabalho e na construção de uma sociedade inclusiva, justa, sustentável e democrática.

Entendemos que o IFPB atua no processo de construção do futuro de seus estudantes quando oferta educação de qualidade, promovendo o desenvolvimento científico, tecnológico e social. A educação, que tem como importante aliado o mundo científico, também precisa defender e promover a qualidade de vida de forma plena. A importância do saber científico não reside apenas na aquisição de habilidades técnicas para o desenvolvimento de pesquisas, mas também no aperfeiçoamento de habilidades humanas, a exemplo de saber refletir e saber dialogar.

Vivenciamos a maior  pandemia enfrentada pela sociedade nos últimos 100 anos, cujas consequências têm sido dramáticas, resultando na perda de mais de 500 mil vidas, somente em nosso País. Vemos, ao longo do tempo, que a ciência tem salvado vidas, seja na construção de novas tecnologias que promovam melhor qualidade de vida; seja na elaboração de novos métodos de prevenção à saúde e cuidados, novas tecnologias e métodos educacionais, técnicas de inteligência artificial, avanços nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e  outras tecnologias e saberes nas mais diversas áreas do conhecimento.

Negar a ciência é negar-se a evoluir, comprometendo todo o futuro de uma nação e a transformação social advinda do conhecimento científico. Sigamos com a ciência e que ela seja utilizada em prol da vida.

Com a intenção de assegurar um diálogo propício ao desenvolvimento acadêmico, o SIMPIF congrega a I Jornada de Inovação e Empreendedorismo VI Seminário de Inovação Tecnológica e o IV Encontro de Educação a Distância (IV EEAD). Serão realizadas apresentações orais dos projetos de pesquisa e de inovação oriundos dos programas desenvolvidos no IFPB, promovidos pela instituição e por órgãos de fomento. Além disso, haverá exposição de resultados de pesquisas decorrentes dos trabalhos de cursos de pós-graduação, entre outras categorias.

A parceria firmada entre a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação  (PRPIPG) e o Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Desafios Acadêmicos (DIPPED) do campus João Pessoa, realizada em 2019, continua. A XVI Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (XVI SECT), do campus João Pessoa, se realizará na mesma semana do SIMPIF, unificando as apresentações dos projetos de pesquisa, com a submissão dos artigos ao 4º SIMPIF.

Assim, em sua quarta edição, a realizar-se nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2021, de forma virtual, o SIMPIF terá a satisfação em receber as comunidades acadêmicas de todos os campi do IFPB, para compartilharem suas experiências nos campos da pesquisa, da inovação e da pós-graduação.

 

PARTICIPAÇÃO

A participação no evento pode ser feita a partir de inscrições na condição de Ouvinte e/ou Autor.

1. Ouvinte (sem apresentação de trabalho):

As inscrições como Ouvinte serão feitas por meio do cadastro no sistema de eventos. Uma única inscrição contemplará a participação no 4º SIMPIF.

2. Autor (com apresentação de trabalho):

As inscrições como Autor para apresentação de trabalho serão realizadas pelo sistema de eventos, no período de 08 de julho até 23 de agosto de 2021 08 de agosto de 2021 18 de agosto de 2021, com o envio do trabalho acadêmico (resumo expandido) — conforme modelo a ser disponibilizado na seção de Submissões — de acordo com as seguintes modalidades: Iniciação Científica e Tecnológica; e Pós-Graduação.

Modalidades de inscrição:

  • A modalidade Iniciação Científica e Tecnológica reúne os trabalhos que apresentam resultados, finais ou parciais, oriundos dos programas institucionais internos e externos. A apresentação dos trabalhos será feita na forma de Comunicação Oral, de forma virtual.
  • A modalidade Pós-Graduação reúne os trabalhos que apresentam resultados finais ou parciais advindos dos cursos de pós-graduação (de discentes de Especialização e Mestrado do IFPB bem como de servidores deste Instituto que realizam ou concluíram nos anos de 2020 e 2021 curso de pós-graduação com apoio institucional por convênio, Minter/Dinter ou afastamento integral), além de estudos desenvolvidos por pesquisadores do IFPB. A apresentação dos trabalhos será feita na forma de Comunicação Oral, de forma virtual. No 4º SIMPIF, a linha de Pós-Graduação foi dividida em um conjunto de Workshops, como detalhado a seguir:

Workshop de Dissertações (WD)

- O WD tem como objetivo atuar como um fórum para apresentações de trabalhos desenvolvidos em  dissertações de mestrado. Podem enviar trabalhos para este workshop, mestres que tenham desenvolvido sua pesquisa nos Programas de Pós-Graduação do IFPB e que defenderam suas dissertações até o primeiro semestre de 2021.

Workshop de Especializações (WE)

- O WE tem como objetivo atuar como um fórum para apresentações de trabalhos desenvolvidos em  cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Podem enviar trabalhos para este workshop, especialistas que tenham desenvolvido sua pesquisa nos Cursos de Especialização do IFPB e que defenderam seus trabalhos de conclusão de curso até o primeiro semestre de 2021.

Workshop de Trabalhos de Pós-Graduação (WPG)

- O WPG tem como objetivo atuar como um fórum para apresentações de trabalhos em andamento ou concluídos, desenvolvidos no âmbito de cursos de Especialização, Mestrado ou Doutorado. Podem enviar trabalhos para este workshop os alunos dos cursos de Pós-Graduação do IFPB,  bem como os servidores do IFPB que realizaram ou estão realizando trabalhos no âmbito de cursos de Pós-Graduação. Para o WPG, os autores devem selecionar a área específica do trabalho no sistema de submissão de artigos.

Premiação

- Os melhores trabalhos de cada Workshop de Pós-Graduação serão premiados e os autores receberão certificados de premiação.

Visualizar detalhes da conferência