Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
SmartCampus: Sistema Avançado de Monitoramento do Consumo de Energia Elétrica
Fernanda de Oliveira, Vinícios Santos, Rafael Barros

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


O monitoramento do consumo de energia elétrica em instalações industriais é uma prática que proporciona o aumento da capacidade de gestão, subsidiando as tomadas de decisões, com vistas à eficiência energética, a manutenção preditiva e, portanto, a redução de custos da produção. Por essa razão, a busca por tecnologias de monitoramento energético tem aumentado nos últimos anos, assim como as exigências associadas a tais tecnologias (FABRÍCIO et. al, 2020), (KAISSARI et. al, 2020), (COSMATOV et. al, 2020).

Uma das principais limitações existentes na adoção de sistemas de monitoramento em instalações elétricas é o custo de implementação e de manutenção da rede de cominação de dados. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de monitoramento de energia de baixo custo, baseado em sensores eletrônicos de tensão e corrente elétrica, e no conceito de Internet of Things para enviar os dados de medição através de rede Wi-Fi pré-existente.

O sistema criado receberá o nome de SmartCampus, e será implementado no campus Cajazeiras do IFPB de modo a permitir o acompanhamento do consumo do campus de maneira setorizada e em tempo real. Os módulos sensores desenvolvidos serão instalados em quadros elétricos estrategicamente escolhidos no campus e estarão conectados à rede wi-fi já disponível.

O campus Cajazeiras possui um gasto mensal médio com energia elétrica de R$ 50.000,00, o que é um valor expressivo, especialmente no cenário de limitação orçamentária atual. O valor destinado ao consumo de energia elétrica poderia ser direcionado para as ações de pesquisa no campus ou ainda para melhoria da infraestrutura dos laboratórios.

O sistema SmartCampus poderá oferecer uma maneira de reduzir tais gastos a partir do monitoramento setorizado do consumo. Com isso, será possível identificar quais são as cargas que provocam a ultrapassagem da demanda contratada nos horários de pico, por exemplo. A partir das informações coletadas, medidas corretivas poderão ser adotadas visando a eficiência energética do campus. Por isso, o projeto SmartCampus se mostra uma solução viável para tanto para o desenvolvimento tecnológico quanto para o aumento da eficiência na gestão pública.

Texto completo: PDF