Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
Despertar a História: investigando a história da cidade de Catolé do Rocha PB
luciana carlos geroleti, Fernando Vianini, Evilly Milly Santos Pereira, lorenna Andrade

Última alteração: 2021-11-10

Resumo


Considerando os conceitos orientadores da educação profissional e tecnológica, como a educação politécnica (conceito criado por Karl Marx sobre a integração entre o trabalho produtivo e o escolar visando superar a divisão entre trabalho manual/trabalho intelectual) e a formação integrada (conceito que também remonta à pedagogia socialista e que pretende ser omnilateral no sentido de formar o ser humano na sua integralidade física, mental, cultural, política, científico-tecnológica), qual a importância da pesquisa em história local no desenvolvimento dessa formação integral?

Essa comunicação pretende justamente refletir sobre a história local e a aprendizagem em História a partir do projeto de Iniciação Científica intitulado “Despertar a história:  investigando a história da cidade de Catolé do Rocha-PB”. Tal projeto surgiu de estudos com alunas do Campus Catolé do Rocha para participação na 12ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil – ONHB (2020) quando constatamos que havia pouquíssimas pesquisas historiográficas sobre a história da cidade de Catolé de Rocha. A partir de então, elaboramos um projeto e fomos a campo, realizando pesquisas virtuais e visita em acervos da cidade, bem como buscando em acervos nacionais, como a Biblioteca Nacional. Desse trabalho de pesquisa, catalogamos e construímos fichas de fontes históricas. É a partir desse trabalho de pesquisa e reflexão que discorro sobre a história local e a aprendizagem em História.


Texto completo: DOCX