Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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“O SURDO SEMPRE FICA DE FORA”: A VISÃO DAS ALUNAS SURDAS DO IFPB SOBRE A INCLUSÃO
REBEKA MOREIRA MONTEIRO DO NASCIMENTO, Samara Caroline de Oliveira Braiane, Jamylle Rebouças Ouverney

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


Por vezes os professores elaboram atividades e avaliações adaptadas aos alunos surdos mas os métodos ou estratégias aplicados não são considerados adequados para uma avaliação que promova a reflexão sobre o que foi aprendido de maneira formativa e não somativa (BRAIANE et al., 2020). Além disso, durantes as vivências nas monitorias do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) campus Cabedelo, percebeu-se dificuldades de aprendizagem por falta de inclusão de uma estudante surda do curso. Diante disso, esse estudo objetivou analisar a inclusão dos alunos surdos nas aulas de Biologia do IFPB nos campi Cabedelo Centro, Cabedelo, Santa Rita e João Pessoa. Assim, foram realizadas entrevistas oralizadas via Google Meet, com um intérprete que as traduziu para LIBRAS; as respostas das participantes também foram traduzidas por ele da LIBRAS para o Português. Nesse sentido, foi utilizada uma abordagem qualitativa para apresentar as respostas das discentes sobre a pergunta “Os professores te incluem nas aulas? (chamam para participar, tirar dúvidas, interação em grupos)”. Com isso, constatou-se que parte das alunas se sentem incluídas pelas professoras nas aulas, pois as professoras as convidam para atuar em grupos de trabalhos com alunos ouvintes e tiram dúvidas dos conteúdos. Mas há as que não se sentem incluídas, isso porque a ausência de convites para que participem das aulas de Biologia acaba por resultar em uma sensação de exclusão para as mesmas. Com isso, percebe-se que há uma necessidade de estimular a interação entre alunos surdos e ouvintes, para que a sala de aula se torne um ambiente verdadeiramente inclusivo. Nesse sentido, podem ser utilizados aplicativos que estimulem as atividades em grupo como o Atlas BioLIBRAS, que quando utilizado pode se tornar um recurso estimulante para a interação entre surdos e ouvintes, uma vez que utiliza as duas línguas do público em questão – o Português nos textos abaixo das animações e a LIBRAS nos vídeos exibidos na parte direita, servindo como um aplicativo que estimula a inclusão social dentro da sala de aula.

 


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