Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES CONCLUINTES DE CURSOS MÉDIO E TÉCNICO EM RELAÇÃO À MOBILIZAÇÃO DE SUAS SOFT SKILLS NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS EM UM CAMPUS DE UM INSTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA.
Helltonn Winicius Patrício Maciel, Arthur Eleutério da Costa, Letícia Pimentel de Freitas, Ivan Barbosa Luciano, Emanuel Varela Cardoso

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


O estudo teve por objetivo avaliar a percepção de alunos de terceiro ano do ensino médio integrado em dois cursos de tecnologia a respeito do desenvolvimento de suas soft skills. O estudo foi baseado na abordagem de Penhaki (2019) sobre o tema, o qual forneceu as categorias base para o desenvolvimento da pesquisa empírica. Optou-se pela utilização de um percurso metodológico quantitativo, por meio da aplicação de questionários. A análise foi realizada utilizando a correlação bivariada de dados. O comportamento dos dados apresentou naturezas paramétricas e não paramétricas, os quais foram analisados separadamente. Os principais achados da pesquisa sinalizam para correlações significativas entre as variáveis da pesquisa: Liderança 4.0 e Comunicação 4.0 no agrupamento paramétrico, e no conjunto não paramétrico, a Motivação 4.0 mostrou-se como elemento central na interação com as categorias Criatividade e Flexibilidade.


Texto completo: PDF