Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
USO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Brunna Almeida Medeiros, Ramon Leonn Victor Medeiros, Daniel Oliveira da Costa, Wellington Cosmo da Silva

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


O processo de ensino-aprendizagem vem sendo favorecido pelo recente conceito de Indústria 4.0. A Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) permitem que o estudante tenha uma percepção aprimorada do objeto de estudo. O Campus Guarabira, vem enfrentando um problema no curso Técnico em Edificações visto que muitos alunos apresentam dificuldades na compreensão, de maneira interdisciplinar, sobre técnicas de representação gráfica e tecnologias construtivas. Esta pesquisa teve como objetivo principal desenvolver modelos em três dimensões como forma de auxiliar nas aulas práticas das disciplinas técnicas do Curso. Foram apresentados modelos tridimensionais de três ambientes (dois banheiros e um dormitório) e uma parede com diferentes tipos de acabamento. Tanto a Realidade Aumentada como a Virtual, demonstram grande potencial para a utilização em simulações na Construção Civil, sendo possível a interação dos usuários com cenários virtuais, promovendo a compreensão dos alunos em diversas situações, principalmente os estudantes do curso de edificações, que necessitam compreender a dinâmica dos espaços. Desta forma, torna-se notável a relevância da aplicação dessa tecnologia no ensino, visto que ela possibilita a formação de profissionais com uma visão mais ampla das possibilidades de interação entre o real e o virtual.


Texto completo: DOCX