Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
LEVANTAMENTO DAS PLANTAS ORNAMENTAIS DO IFPB CAMPUS PATOS
Karoline de Oliveira Bezerra, Naiane Eliete Rolim da Silva Diniz, Fernanda Kelly Pereira da Silva, Francisca Marta da Silva Barbosa, Renata Drummond Marinho Cruz, José Herculano Filho

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


Plantas ornamentais são aquelas que possuem características apreciadas para o embelezamento dos ambientes, mas cujos benefícios extrapolam os aspectos estéticos. Este estudo possuiu como objetivo conhecer e catalogar as plantas ornamentais do IFPB – campus Patos e vem sendo desenvolvido desde outubro de 2020. Inicialmente, foram registradas fotografias de todas as plantas ornamentais presentes no campus. A partir das fotografias e informações disponibilizadas por funcionários que atuam na jardinagem do campus, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para identificação das famílias botânicas e obtenção de informações acerca das plantas. Coletas de exemplares deverão ser realizadas posteriormente, quando houver condições sanitárias adequadas, para uma completa identificação das plantas. O campus Patos demonstrou ter uma riqueza considerável de plantas ornamentais, possuindo 69 espécies. Essas plantas pertencem a 26 famílias botânicas, sendo a família Fabaceae a que possui maior representatividade (17,4%). A ornamentação do campus inclui espécies nativas da Caatinga como a coroa-de-frade e xique-xique da família Cactaceae. Contudo, a maior parte das espécies não são nativas desse bioma, situação frequente no paisagismo brasileiro. Nas próximas etapas do projeto está prevista também a criação de um catálogo digital que possa ficar disponível para a comunidade.

Plantas ornamentais são aquelas que possuem características apreciadas para o embelezamento dos ambientes, mas cujos benefícios extrapolam a estética, proporcionando sombreamento, manutenção de umidade, recursos para animais, dentre outros. Este estudo possui como objetivo conhecer e catalogar as plantas ornamentais do IFPB – campus Patos e vem sendo desenvolvido desde outubro de 2020. Inicialmente, foram registradas fotografias de todas as plantas ornamentais presentes no campus. A partir das fotografias foi realizada uma pesquisa bibliográfica para identificação das famílias botânicas e obtenção de informações acerca da origem, porte e principais características das plantas. O campus Patos demonstrou ter uma riqueza considerável de plantas ornamentais, possuindo 67 espécies. Essas plantas pertencem a 30 famílias botânicas, sendo as famílias Fabaceae (S = 12), Anacardiaceae (S = 5) e Arecaceae (S = 5) as que possuem maior representatividade, incluindo espécies nativas da Caatinga como aroeira, angico, cajarana e jucá. Dentre as espécies, também estão incluídas plantas exóticas, situação frequente no paisagismo brasileiro que resulta do processo de colonização do nosso país. Essa situação é agravada em relação às espécies da Caatinga, ecossistema que ainda precisa de uma maior valorização do potencial ornamental. Este é um levantamento preliminar e o projeto ainda se encontra em desenvolvimento. Coletas de exemplares deverão ser realizadas posteriormente, quando houver condições sanitárias adequadas, para uma completa identificação das plantas. Nas próximas etapas do projeto está prevista também a criação de um catálogo digital na forma de um aplicativo Android que possa ficar disponível para a comunidade.


Texto completo: DOCX