Última alteração: 2021-11-18
Resumo
A Economia Solidária - ES é uma forma diferente de fazer economia, baseada em princípios que têm como alicerce a ideia de produzir, vender e gerar renda a partir de outros valores. A forma de organização do trabalho é baseada na autogestão, as decisões devem ser coletivas e participativas, e a solidariedade deve ser uma prática cotidiana. Costa e Jesus (2017), defendem a ES também no que tange o seu aspecto simbólico e seu viés político, constituindo-se (também) como um movimento social, que combate a alienação do trabalho norteadora das relações de produção capitalistas através da materialização do trabalho associado, baseado na solidariedade e coletividade. A partir do entendimento de que este público possui demandas formativas e de que essas demandas precisam ser sanadas a partir de uma educação de cunho popular, libertador e que atenda às suas especificidades, foi desenvolvido uma dissertação entre os anos de 2019 e 2020 pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, oferecido pelo Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Este trabalho teve como objetivo contribuir com a formação omnilateral e de caráter emancipatório dos Empreendimentos Econômicos Solidários. Para tanto, as principais necessidades desse público foram identificadas e foi construído (e aplicado) um Produto Educacional: as “Mídias Educativas: da reflexão à prática dos Princípios da Economia Solidária’. São vídeos interativos, de curta duração, que versam sobre os Princípios da Economia Solidária. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritiva, de aspecto qualitativo. O material coletado foi analisado por meio da técnica de análise do discurso e culminou na temática e no perfil do produto educacional. Como produto educacional, foram elaboradas cinco mídias educativas, intituladas: ‘Mídias Educativas: da reflexão à prática dos Princípios da Economia Solidária’. Cinco profissionais que trabalham com Economia Solidária e Educação Popular verificaram o potencial de aplicabilidade em contexto real a partir da análise dos vídeos. Já a aplicação em si deste instrumento pedagógico ocorreu com um grupo produtivo da Economia Solidária situado na região de Guarabira-PB. A aplicação se deu de forma remota, diante do cenário de pandemia. Por fim, podemos considerar que a concretização das ‘Mídias Educativas: da reflexão à prática dos Princípios da Economia Solidária’ representa uma contribuição para a formação omnilateral de caráter emancipatório dos Empreendimentos Econômicos Solidários.