Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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A Heurística na resolução de problemas matemáticos e sua relação com a aprendizagem desse componente curricular
Suemilton Nunes Gervazio, Letícia Diniz Ribeiro, Marielle Rodrigues de Oliveira, Pedro Henrique Silva da Costa Gregório

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


O processo de ensino/aprendizagem da matemática vem sendo discutido constantemente por ter se tornado um desafio aos educadores dessa área, na qual se observam a falta de paradigmas que subsidiem a eficácia em tal processo. Portanto, a pesquisa apresentada, de natureza qualitativa, teve como objetivo investigar e discutir a correlação existente entre a heurística, por meio da resolução de problemas, e a aprendizagem matemática. Para tanto, foi feita uma coleta de dados, executada inicialmente por meio de uma revisão bibliográfica, que envolviam autores clássicos e contemporâneos que remetem ao tema potencialidades da Heurística na matemática. Em seguida, foram feitas pesquisas mais aprofundadas para que se pudessem identificar e discutir tal correlação e as implicações educacionais da Heurística quando atrelada ao ensino/aprendizagem da Matemática. A pesquisa ainda buscou encontrar prováveis indícios sobre quais fatores levam alguns educadores a distanciarem suas práticas educativas das atividades heurísticas. Obtivemos como principais resultados que tal métodologia é uma alternativa plausível para dissipar a problemática do fracasso na aprendizagem matemática, que todos os autores pesquisados delegam, em certa medida, ao pensamento heurístico  uma enorme responsabilidade no que concerne a evolução das ciências e o progresso humano e que os processos heurísticos possuem funções determinantes nas propulsões da criatividade e consequentemente, na viabilização das descobertas cientificas

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