Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
UM SISTEMA PARA O REGISTRO DE PRESENÇA ATRAVÉS DE RECONHECIMENTO FACIAL
Tiago Ferreira da Rocha, Nataly Lucena Moreira, Cleyton Caetano de Souza

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) possui diversas categorias de profissionais que são responsáveis por oferecer assistência aos estudantes como, por exemplo, o assistente de alunos e o assistente social. Levando em consideração as atribuições destes profissionais e o zelo que os mesmos precisam ter em relação à pontualidade e à segurança dos estudantes, não há, atualmente, no âmbito do IFPB, um sistema eficiente o bastante que entregue a estes profissionais, em tempo hábil, as informações sobre a presença e a ausência dos alunos nas dependências escolares, durante o período de aulas. Mesmo no SUAP, que oferece a possibilidade de registrar a frequência escolar, fica-se à mercê da disponibilidade dos docentes individualmente fazerem ela, abrindo mão do tempo de aula.

Essas informações são essenciais à Instituição, aos seus servidores e aos alunos. O assistente social, por exemplo, necessita receber relatórios sobre a frequência dos estudantes, pois parte dos programas sociais direcionados aos alunos tem como requisito o cumprimento de um percentual mínimo de presença em cada período letivo. Além disso, cada Instituição promove uma série de eventos acadêmicos, os quais também necessitam do registro de frequência dos alunos, a fim de garantir a certificação aos participantes. Por fim, nos cursos superiores, existe um limite de faltas não justificadas que o estudante pode ter, antes de reprovar automaticamente a disciplina. Neste caso, os estudantes poderiam ser avisados, sempre que chegassem próximos desse limite.

Nesse contexto, este artigo propõe-se a realizar uma pesquisa aplicada, cujo objetivo principal é identificar, através de pesquisas bibliográficas, quais as técnicas atualmente mais promissoras para a implementação de um mecanismo de  reconhecimento facial em sistemas. Além disso, objetiva-se esboçar um modelo inicial para subsidiar o desenvolvimento de um protótipo de sistema de registro de presença de alunos em sala de aula através do reconhecimento facial e de forma semi automática.


Texto completo: PDF