Última alteração: 2021-11-17
Resumo
Pensando na relevância do ensino de leitura, buscamos relacionar, neste trabalho, o eixo leitura no documento oficial mais recente no Brasil, a BNCC, com os aspectos teórico-metodológicos da pedagogia dos multiletramentos. Podemos afirmar que a BNCC orienta o trabalho com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) buscando aprimorar as práticas leitoras dentro do campo de múltiplas semioses com os textos que circulam no espaço digital. Nesse contexto dos multiletramentos, verifica-se uma orientação da leitura para além do código escrito. A BNCC incentiva um trabalho de leitura que contempla outras modalidades, como a imagem, o som, a diagramação. Com isso, este trabalho objetiva analisar como os multiletramentos se apresentam no eixo “Leitura” da BNCC, mais especificamente na seção que trata do Ensino Fundamental II. A presente investigação justifica-se pela relevância da articulação entre as três dimensões que sustentam o tema: a leitura, os multiletramentos e o papel da BNCC. Alinhada com a perspectiva da pedagogia dos multiletramentos, a BNCC volta-se para os gêneros digitais, reunindo-os nas orientações do eixo “Leitura”, como a partir dos gêneros que circulam nas mídias digitais É a partir desse gesto de introdução das práticas de multiletramentos que a BNCC inaugura uma nova tendência no ensino de Língua Portuguesa. No entanto, diante das novas orientações, sabe-se que os docentes ainda precisam de tempo e reflexão para se apropriar desses novos objetos de aprendizagem. Os resultados apontam uma limitação da BNCC em relação à apresentação dos multiletramentos em articulação com o eixo Leitura.