Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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OS MULTILETRAMENTOS NO EIXO “LEITURA” DA BNCC
Neilson Alves de Medeiros, Judite da Silva Ribeiro, Cícera Galdino Dourado, Edinaldo de Freitas Oliveira Duarte, Rodrigo Gabriel Vieira, Weslley Alberto Meneses Brilhante

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


 

Pensando na relevância do ensino de leitura, buscamos relacionar, neste trabalho, o eixo leitura no documento oficial mais recente no Brasil, a BNCC, com os aspectos teórico-metodológicos da pedagogia dos multiletramentos. Podemos afirmar que a BNCC orienta o trabalho com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) buscando aprimorar as práticas leitoras dentro do campo de múltiplas semioses com os textos que circulam no espaço digital. Nesse contexto dos multiletramentos, verifica-se uma orientação da leitura para além do código escrito. A BNCC incentiva um trabalho de leitura que contempla outras modalidades, como a imagem, o som, a diagramação. Com isso, este trabalho objetiva analisar como os multiletramentos se apresentam no eixo “Leitura” da BNCC, mais especificamente na seção que trata do Ensino Fundamental II. A presente investigação justifica-se pela relevância da articulação entre as três dimensões que sustentam o tema: a leitura, os multiletramentos e o papel da BNCC. Alinhada com a perspectiva da pedagogia dos multiletramentos, a BNCC volta-se para os gêneros digitais, reunindo-os nas orientações do eixo “Leitura”, como a partir dos gêneros que circulam nas mídias digitais É a partir desse gesto de introdução das práticas de multiletramentos que a BNCC inaugura uma nova tendência no ensino de Língua Portuguesa. No entanto, diante das novas orientações, sabe-se que os docentes ainda precisam de tempo e reflexão para se apropriar desses novos objetos de aprendizagem. Os resultados apontam uma limitação da BNCC em relação à apresentação dos multiletramentos em articulação com o eixo Leitura.


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