Última alteração: 2021-11-17
Resumo
Essa pesquisa é a última fase de um projeto em seis etapas que busca descrever o perfil de leitor dos alunos do IFPB - Campus Picuí, tendo como base a sua experiência leitora e os fatores correlacionados a ela. A primeira etapa foi realiza com os estudantes dos cursos integrados, em 2016; a segunda, com os alunos dos cursos subsequentes, em 2017; a terceira, com o curso superior de agroecologia, em 2019; a quarta e a quinta fase, foi realizada em 2019, respectivamente com os estudantes dos cursos de Licenciatura em Letras e da pós graduação. Essa sexta fase reúne todas as etapas anteriores, construindo uma espécie de mapa descritivo do perfil do leitor de todo o Campus, a fim de comparar os dados colhidos das fases anteriores, com a realidade da população brasileira, embasando-se em conceitos, dados e métodos adotados com a 4° Edição da pesquisa nacional “Retratos da Leitura no Brasil”, no qual o presente projeto se baseia. Os resultados em suma foram bastante satisfatórios, resultando em reflexões sobre a importância da leitura no desenvolvimento acadêmico, que acaba influenciando na formação profissional e pessoal do indivíduo. Sendo assim, é muito enriquecedor pesquisar mais sobre um assunto que é pouco discutido atualmente, mas que tem um papel essencial em nossas vidas. O trabalho discute a importância da leitura e sua relação com o letramento e a influência da escola e da família, a partir da contribuição de diversos estudiosos, entre os quais se destacam: Ana Maria Machado, Angela Kleiman, Marisa Lajolo, Magda Soares, Regina Zilberman, Zoara Failla entre outros.