Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
O PERFIL DO LEITOR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA, NO CAMPUS PICUÍ.
Weber Firmino Alves, FABÍOLA CLEMENTINO DA SILVA CASADO, LUANA CRISTINA DE MEDEIROS, KARLA MAYSLA AZEVEDO SILVA, EMILLI RAKELINE LIMA NÓBREGA

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


Essa pesquisa é a última fase de um projeto em seis etapas que busca descrever o perfil de leitor dos alunos do IFPB - Campus Picuí, tendo como base a sua experiência leitora e os fatores correlacionados a ela. A primeira etapa foi realiza com os estudantes dos cursos integrados, em 2016; a segunda, com os alunos dos cursos subsequentes, em 2017; a terceira, com o curso superior de agroecologia, em 2019; a quarta e a quinta fase, foi realizada em 2019, respectivamente com os estudantes dos cursos de Licenciatura em Letras e da pós graduação. Essa sexta fase reúne todas as etapas anteriores, construindo uma espécie de mapa descritivo do perfil do leitor de todo o Campus, a fim de comparar os dados colhidos das fases anteriores, com a realidade da população brasileira, embasando-se em conceitos, dados e métodos adotados com a 4° Edição da pesquisa nacional “Retratos da Leitura no Brasil”, no qual o presente projeto se baseia. Os resultados em suma foram bastante satisfatórios, resultando em reflexões sobre a importância da leitura no desenvolvimento acadêmico, que acaba influenciando na formação profissional e pessoal do indivíduo. Sendo assim, é muito enriquecedor pesquisar mais sobre um assunto que é pouco discutido atualmente, mas que tem um papel essencial em nossas vidas. O trabalho discute a importância da leitura e sua relação com o letramento e a influência da escola e da família, a partir da contribuição de diversos estudiosos, entre os quais se destacam: Ana Maria Machado, Angela Kleiman, Marisa Lajolo, Magda Soares, Regina Zilberman, Zoara Failla entre outros.


Texto completo: Sem título