Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
O mundo digital como espaço para a fabulação: uma proposta de Clube virtual de leitura
Francilda Araújo Inácio, Judite da Silva Ribeiro, Maria Luiza Araújo dos Santos, Gabrielle Oliveira de Sousa

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


As novas tecnologias digitais da informação e da comunicação – as NTDICs – tem nos trazido muitas e diversas possibilidades avançadas em ferramentas e técnicas de leitura e escrita, entre tantas outras. No que diz respeito às práticas de leitura, Silva (2004, p.1111) aponta os seus avanços propiciados pelas novas tecnologias e suas implicações nas relações estabelecidas entre autor, texto e leitor. Segundo a pesquisadora, “nesse contexto, marcado pela interatividade e pelo dinamismo dos recursos da era multimídia, a leitura literária busca encontrar caminhos, a fim de se adaptar às rápidas transformações ocasionadas pela revolução tecnológica”.

Tendo consciência da importância da leitura na nossa vida e, principalmente, na dos adolescentes em processo de escolarização, faz-se necessário, enquanto agentes formadores de leitura, estarmos atentos à promoção de ações metodológicas capazes de viabilizar o gosto pela leitura de textos literários ou que os motive a criar um contato mais próximo com abordagens que tenham em vista uma percepção de Literatura/texto literário em sintonia com o que aponta Candido (2004, p. 186), ao nos lembrar de que "a literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob pena de mutilar a personalidade, porque pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo ela nos organiza, liberta-nos do caos e, portanto, nos humaniza".

Partindo desta perspectiva, o presente trabalho descreve uma proposta de criação de um Clube virtual, voltada a jovens estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Tal proposta tem como objetivo apresentar o clube virtual de leitura como um “espaço” potencialmente capaz de promover não apenas a formação de leitores e, por conseguinte, de contribuir para sua formação integral, como observa Dalvi, (2013), mas também o encontro entre pessoas (especialmente em tempos de isolamento social, como este que ora vivenciamos) e novas formas de vivenciar a leitura e de ampliar o nosso repertório leitor.


Texto completo: DOCX