Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
LITERATURA E TECNOLOGIA: ELOS NA FORMAÇÃO DE LEITORES
Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga, Maria Aparecida Tavares Marques, Rodrigo Gabriel Vieira

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


1 Introdução

Com o cenário contemporâneo marcado pela pandemia da Covid-19, percebe-se que a conjuntura atual exige novas condutas, sobretudo quando se colocam em evidência as diversas transformações as quais a pandemia impôs a distintas áreas, dentre muitas, a da educação. Essa área, em específico, vem enfrentando os efeitos cusados pelas adversidades do distanciamento social e de seus desdobramentos com a adoção do ensino remoto em caráter emergencial. Na circunstância em que medidas atípicas são necessárias, novas propostas quanto à organização do ensino foram adotadas, tendo como recurso principal a tecnologia, instrumento que nunca se fez tão presente quanto na atualidade.

Frente às dificuldades de atuar em ambientes virtuais de aprendizagem, mas vislumbrando medidas a serem tomadas a fim de atenuá-las e dar continuidade à intermediação no processo educacional, este estudo apresenta, como problemática, o seguinte questionamento: de que forma a tecnologia pode contribuir no que tange à formação de leitores? Pensar sobre o tema implica, acima de tudo, tentar traçar novos caminhos e pensar em outros horizontes a serem trilhados rumo a descobertas e experiências que favoreçam a formação de crianças e jovens.

Com efeito, os meios tecnológicos já eram presentes nesse universo, mas, certamente, a crise sanitária gerada pela Covid em 2020 colocou em destaque a necessidade de a escola adotar tais instrumentos de forma mais urgente, confirmando a tese defendida por Darnton (2010) que aqui parafraseamos: seja qual for o ideal de futuro que teremos, ele será digital. Pierre Lévy (2009) também vai ao encontro dessa visão, na medida em que apresenta o ciberespaço enquanto um desafio o qual teremos que enfrentar no que concerne aos caminhos modernos e aos processos de aprendizagem face ao advento e à propagação das tecnologias. Nessa mesma concepção, Moreira e Schlemmer (2020) apregoam que a educação (inter)mediada pelo meio digital faz parte de um sistema educativo, cujas contribuições são visíveis e positivas no que se refere aos processos de ensino e, também, de aprendizagem.

A partir da problemática desta pesquisa, o presente trabalho objetiva, primordialmente, apresentar alguns caminhos, possibilidades e/ou estratégias que busquem trabalhar com a leitura mediada pela inserção de tecnologias diversas a serem adotadas, inicialmente, no âmbito do Instituto Federal da Paraíba. Busca-se, a partir desses entendimentos, promover ações que focalizem a questão da formação de leitores enquanto associadas ao uso de artifícios digitais como uma maneira de continuar o processo desenvolvedor que promova a formação crítico-reflexiva de indivíduos, sob o viés de uma formação humana integral, conforme apregoa Freire (2011). Para a realização deste estudo, utilizou-se uma pesquisa de natureza exploratória, de cunho qualitativo-bibliográfico, a partir da escolha de alguns autores específicos que se debruçam sobre os estudos referentes à temática aqui abordada.

Esta investigação se insere no projeto de pesquisa “O ensino de literatura pelas redes do universo digital: alternativas (e soluções?) para os processos educativos na atualidade”, fomentado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica para Projetos de Pesquisa, Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Social voltados para a Educação a Distância (PIDETEC-EaD) 2021, do Instituto Federal da Paraíba. Convém destacar que esta pesquisa agrega tanto professores que atuam na graduação como na pós-graduação, envolvendo estudantes do curso de Licenciatura em Letras, na modalidade de Educação a distância, e do mestrado da Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ambos do IFPB. O envolvimento de pesquisadores oriundos de níveis diversos contribui, sobremaneira, para aprofundarmos reflexões sobre as condições de ensino, especificamente no momento atual quando vivenciamos um estado pandêmico que requer avançarmos em pesquisas que nos forneçam fundamentação teórico-metodológica necessária ao planejamento educacional de atividades com o uso de ferramentas digitais.


Texto completo: DOCX