Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
A Covid19 e os servidores do IFPB Campina Grande
Willian Pereira, Raylla Farias, Mirna Maia, Ianna Sodré

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


O Sars-Cov-2 é um novo coronavírus que surgiu em Wuhan, China, causando o Covid-19  no final de 2019 e se alastrou pelo mundo. Em decorrência disso foi decretado como risco à saúde de importância internacional no dia 30 de janeiro de 2020 e se tornou uma pandemia em março de 2020 [UNA-SUS, 2020] Podendo ser transmitido por gotículas transportadas no ar pelas ações de espirrar ou tossir de pessoas infectadas, ou entrar em contato direto com o vírus pela boca, nariz e olhos de um não infectado, causando em alguns casos falta de ar, febre e tosse para os infectados pelo vírus.

Algumas atividades precisaram ser adaptadas ou até mesmo suspensas para possibilitar redução da circulação de pessoas e, consequentemente, a taxa de contaminação. Instituições de ensino do município de Campina Grande suspenderam as aulas presenciais e iniciaram o que ficou conhecido como ensino remoto.  Mas no final do ano de 2020, países da Europa começaram a reabrir as escolas para o ensino presencial, criando uma discussão sobre como deve ser o retorno e quais os procedimentos que devem ser adotados para tal [Desafios da Educação, 2021].

Diante do cenário exposto, fica evidente a necessidade de entender como o trabalho remoto estava influenciando os servidores, assim como, no caso de uma possível volta ao trabalho presencial, qual seria a real condição de todos, além de procedimentos adequados a serem adotados.

Este trabalho tem como objetivo conhecer o perfil dos servidores do IFPB Campus Campina Grande, levando em consideração a faixa etária, doenças preexistentes e a conduta em relação aos cuidados com a saúde. Para atingir esse objetivo, foram realizados dois questionários online, sendo o primeiro no início da pandemia para conhecer as características dos servidores e, o segundo, para compreender como eram os hábitos durante o período de trabalho remoto.



Texto completo: PDF