Tamanho da fonte:
BRICKBLIND: JOGO DE MONTAR COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE DESENHO TÉCNICO PARA DEFICIENTES VISUAIS
Última alteração: 2021-11-24
Resumo
Diversos cursos da área tecnológica apresentam disciplinas envolvendo a representação de objetos tridimensionais em planos bidimensionais. Estas visam desenvolver a aptidão espacial, essencial à atuação e à inovação em diferentes ramos da indústria, entre eles, a construção civil. O uso de maquetes ou modelos tridimensionais são importantes aliados para reduzir as dificuldades de aprendizagem nessa área. Além disso, esses recursos, por favorecerem o tato, podem ser concebidos como tecnologias assistivas (TA) para deficientes visuais na educação tecnológica. Considerando a necessidade e a carência de materiais didáticos com esta finalidade, o projeto visa desenvolver um jogo de montar, denominado BrickBlind, acessível para deficientes visuais, capaz de potencializar a aprendizagem de disciplinas como Desenho Básico e Técnico e Desenho Arquitetônico, de maneira lúdica e inclusiva, utilizando tecnologias de fabricação digital e a prototipagem rápida. O projeto se desenvolve nas seguintes etapas: 1) pesquisa bibliográfica e de mercado, focada em TA para deficientes visuais e materiais didáticos específicos; 2) capacitação em ferramentas de modelagem e impressão 3D; 3) análise das formas, materiais, cores e encaixes; 4) desenvolvimento dos primeiros protótipos e criação de um catálogo, com versão em Braille, sobre as possibilidades de uso do jogo. Desta forma, espera-se criar um material inclusivo, de baixo custo, que facilite a aprendizagem de disciplinas que envolvem a aptidão espacial, especialmente desenho técnico, visto que os materiais didáticos são elementos importantes para a inclusão social no ambiente escolar e nos campos de atuação profissional.
Texto completo:
Sem título