Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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O uso de metodologias ativas e a ressignificação da aprendizagem: construindo recursos didático-pedagógicos para o ensino de língua portuguesa
Aldomário Arcilio, Iasmim Silva, Jucélio Alves, Luís Bezerra, Anderson Andrade, Victor Mariano

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


Tendo em vista a relevância e a necessidade de desenvolver projetos e metodologias que preencham uma lacuna no ensino formal de língua portuguesa, pesquisa-se, portanto,  sobre o uso de metodologias ativas para o ensino de línguas, a fim de criar recursos didático-pedagógicos que possibilitem satisfatória apreensão de conhecimento de conteúdos gramaticais que, comumente, apresentam inadequações nas produções textuais de discentes e, com isso, possam subsidiar o ensino da disciplina português instrumental dos cursos de graduação e técnico subsequente, e de língua portuguesa dos cursos de ensino médio integrado. Para tanto, as atividades executadas até então procurou fazer revisão literária no que tange às áreas teóricas de educação e de linguística, para o que diz respeito aos temas estudados, bem como sobre noções epistemológicas acerca das metodologias ativas. Realizou-se, portanto, uma pesquisa de natureza qualitativa,desenvolvida, até o presente, com acurada consulta bibliográfica concernente às metodologias ativas para o ensino de língua portuguesa e sobre noções básicas da teoria gerativa. Nesse sentido, foram debatidas leituras de artigos e livros, desenvolvimento de fichamentos, reuniões periódicas para discussões sobre conteúdo e o andamento do projeto de pesquisa, participação de aulas expositivas com convidados e oficinas para a ampliação de conhecimento e habilidades dos integrantes do projeto de pesquisa, o que possibilita a constatação de que criou-se conhecimento sobre a teoria gerativa e, além disso, de forma não muito profunda dada a complexidade e atendimento aos objetivos do projeto sobre os níveis de análise linguística (fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, discurso) o que permitiu os alunos reconhecerem noções básicas de cada um desses níveis de análise linguística. Com vistas a alcançar os objetivos propostos, procuramos, até a esta fase, amparados por literatura da área, vislumbrar um protótipo capaz de favorecer conteúdos gramaticais no âmbito da sintaxe. Sendo assim, até o momento, em consonância à leitura e aprofundamento teórico, iniciou-se as “tomadas de decisões” metodológicas sobre que protótipo desenvolver, bem como sobre qual(is)conteúdo(s) será(ão) criado(s).

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