Última alteração: 2022-02-01
Resumo
Palavras-Chave: Internacionalização; pec-g; celpe-bras; português para estrangeiros; gêneros textuais; língua e cultura.
1 Introdução
A Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (ARINTER) em toda a sua concepção de internacionalização amplia de forma significativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) as iniciativas de diferentes ações com diversas instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, no âmbito social, econômico, cultural, tecnológico e científico. Em outras palavras, internacionalização é “a relação de cooperação, troca, compartilhamento epistêmico, científico e tecnológico entre países, comunidades, culturas, instituições e pessoas, construída na interação” (GUIMARÃES; PEREIRA, 2021, p. 03). Nesse contexto, a Coordenação Geral do Programa de Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G)[1] no IFPB, que funciona na ARINTER, recebeu, em fevereiro de 2020, 17 estudantes estrangeiros - 15 oriundos da África (05 do Benin, 04 do Gabão, 04 do Congo-Brazzaville, 01 da Guiné Equatorial, 01 da Costa do Marfim); 01 da Ásia (Timor Leste) e 01 da América Central (Jamaica) -, que não possuíam conhecimento da língua portuguesa.
O Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros (CLIPE), na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), primou pelo envolvimento da ARINTER, dos docentes dos Campi João Pessoa e Santa Rita, da docente assistente do Programa Leitores Franceses, Josephine Correia Cardoso, além de profissionais da educação articulados às necessidades de consolidar o PEC-G - todos dispostos a compartilhar experiências e reflexões sobre aprendizagem e práticas de ensino em línguas. Todas as tarefas, contempladas no CLIPE, partiram do princípio de que os gêneros do discurso organizam as atividades humanas e, portanto, são fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem aplicando tarefas de leitura, produção de texto - escrita, compreensão e produção oral (SHOFFEN, 2012). Toda essa fusão visava preparar os estudantes para a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa – Celpe-Bras.
Trataremos, neste resumo, de relatar uma proposta didática com o objetivo de integrar o ensino da língua a partir de aspectos culturais e linguísticos. Shoffen (2012) afirma que as tarefas têm o objetivo singular de propiciar vivências da cultura local, leitura, produção de texto e debates sobre a compreensão dos estudantes em relação a comportamentos, atitudes e valores relevantes nas práticas sociais desenvolvidas.
2 Materiais e Métodos
As tarefas aqui apresentadas partem do princípio de que os gêneros do discurso organizam as atividades humanas sem deixar de considerar a questão cultural e de compreender que todas as relações humanas acontecem através da linguagem - indissociabilidade de língua, cultura e sociedade.. Entende-se por cultura as experiências de mundo e práticas compartilhadas pelos membros de uma comunidade (Manual do Examinando Celpe-Bras, 2011, pág. 4-5).
As experiências vivenciadas pelos aprendizes exigiram habilidades que incluíssem comunicar-se em situações do dia a dia: ir a Receita e Polícia Federal, Delegacia de Polícia, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para obter informações, reclamar, renovar um visto, fazer cadastro; ir ao supermercado ou feira livre para conhecer e fazer compras; interagir em contexto escolar com outros estudantes e profissionais da educação, através da realização de seminários e rodas de leitura – uso da escrita e oralidade (slides no power point); construção de formulário, simulação no Exame Celpe-Bras 2021). Todas as tarefas objetivavam a preparação para o exame Celpe-Bras.
Os registros foram realizados desde o acolhimento “Welcome Day - aos alunos do PEC-G” na Reitoria e ambientação no Campus João Pessoa, até a simulação para realização da inscrição no Exame Celpe-Bras, no período compreendido de fevereiro/2020 a Julho/2021, com atividades síncronas e assíncronas, reuniões via meeting, eventos e simulados escritos e orais. No item Resultados e Discussão, apresentaremos as tarefas conforme os diversos gêneros textuais aplicados fundamentadas no Manual do Examinando e SHOFFEN (2021).
3 Resultados
Consideramos que cada tarefa é um convite para interagir com o mundo glocal e que a linguagem tem um propósito social. Com isso, registramos os resultados obtidos com as tarefas realizadas no período de fevereiro/2020 a julho/2021 na Tabela 1 abaixo. As colunas demonstram de forma objetiva, o mês que foi realizada a tarefa, especificando o gênero textual, e o resultado apresentado.
TABELA 1 - GRADE DE REGISTRO DE TAREFAS EXECUTADAS DE FEVEREIRO/2020 A JULHO/2021 COM OS RESPECTIVOS GÊNEROS TEXTUAIS E OS RESULTADOS ATRIBUÍDOS
Fevereiro/2020
Tarefa
Resultado
Apresentação pessoal - Saudações. Conversação sobre a vida de cada estudante e as perspectivas de aprendizagem.
Interação face a face com exposição de expressões simples de saudações.
A matemática no dia a dia. A partir de uma Tabela com os produtos utilizados nas principais refeições do dia, foi observado nos rótulos das embalagens os preços, data de fabricação e validade dos produtos.
Ida ao supermercado com os 17 estudantes objetivando adequação ao contexto social. Anotar os preços, data de fabricação e validade dos produtos na tabela. Compreender dúzia, quilo, grama, litro, mililitro.
Março/2020
Tarefa
Resultado
Aprender a cantar a Música “Morena Tropicana” (Alceu Valença) como forma de contextualizar melodia e as frutas.
Ida ao mercado público de Jaguaribe para conhecer os gêneros alimentícios. Produção de vídeo e/ou áudio.
Leitura de Contos, Crônicas e Poemas do Livro “ALVES, Sandra Cristina Santos Alves. (Org.). Antologia Poética do IFPB: Contos, Crônicas e Poemas – A inclusão social no mundo moderno. 1ª edição. João Pessoa: IFPB, 2013.”
Leitura realizada no Parque Solon de Lucena (Lagoa) - habilidade de leitura (entonação, pontuação, parágrafos).
Julho a Setembro/2020
Simulação do Celpe-Bras dos anos: 2016 a 2019, 1ª edição – Parte Escrita.
Produção textual de Cartas destinadas a Jornais, a autoridades públicas; propaganda em sites.
Convites a associados de uma determinada associação.
Projeto “Uma palavra muda tudo”
Palavras homófonas por meio dos recursos interativos do instagram (caixa de perguntas, enquetes e testes)
Projeto “Um acento muda tudo”
Palavras homógrafas por meio dos recursos interativos do instagram (caixa de perguntas, enquetes e testes)
Outubro a Dezembro/2020
Projeto de Extensão e Cultura “Transmissão do Bem”- Envolvimento de estudantes do Pré-PEC-G, do PEC-G da UFPB, UFCG, e do IFPB, todos residentes na Paraíba.
Levantamento dos talentos artístico/cultural dos estudantes do Pré-PEC-G, PEC-G e PEC-PG junto a associação parceira - Associação do Programa PEC-G na UFPB.
Autobiografia dos estudantes Pré-PEC-G, do PEC-G da UFPB, UFCG, e do IFPB, todos residentes na Paraíba.
Roteiro da Peça Teatral da história de vida de Isabel - Estudante de Honduras do Curso de Medicina Veterinária da UFCG - em Patos.
Arte de publicação do Evento Uniculturas Exposição e Concurso de Talentos dos Estudantes Pré e PEC-G na Paraíba - do Projeto Transmissão do Bem
Roteiro para Gravação das cenas da Peça Teatral
Viagem a Gurinhém para realização da Categoria Desfile.
Execução da culinária, artesanato, e exposição (dança, música, estrelismo e artesanato)
Realização do Evento - Uniculturas - inserido como atividade final do Projeto Transmissão do Bem
Janeiro e Fevereiro/2021
Prova Celpe Bras da Edição 2015 – Escrita e oral
Vídeos, Áudios, prova impressa
Produção textual de cartas destinadas a Jornais, a autoridades públicas; propaganda em sites e entrevistas.
Convite a associação. Entrevistas individuais gravadas.
Maio/2021
Produção de curta-metragem e panfleto/folheto sobre o Dia Mundial da Língua Portuguesa
Trava-Línguas – “Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem”.
Curso - Cultura Afro-brasileira para Estrangeiros com ênfase na capoeira
Produção de áudio e vídeos pelos estudantes em comemoração ao dia Mundial da Língua Portuguesa e do Trava-Línguas.
Aulas teórica (Google Meet) e prática (no Parque Solon de Lucena) de capoeira.
Junho/2021
Evento - Seminários “Desastre Ambiental no Meu País” participação da UNILAB, UFPB
Apresentação (oral e escrita) dos estudantes no Seminários focando os desastres ambientais. Participação de público externo
Julho/2021
Evento - Roda de Leitura Virtual. Construção da Carta relatando a experiência do estudante no Brasil durante a Pandemia do Covid-19
Escrita e leitura da carta informal/formal. Participação de público externo
Reunião de Orientação - Edital e Formulário no Google Form para simulação da inscrição do Exame Celpe-Bras 2021
Reunião no Google Meet para orientação sobre a inscrição no Exame Celpe-Bras 2021.
Todas as Tarefas estão registradas no Sistema SUAP
- 4. Considerações Finais
As tarefas aplicadas e aqui expostas consideraram as dimensões linguística, social e cultural. Na linguística, foram desenvolvidas habilidades de leitura e produção de textos através das tarefas de simulações escritas e orais das Provas do Celpe-Bras(2015 a 2019); do Seminário com interação dos estudantes do Pré-PEC-G, da UNILAB e da UFPB. Todas as atividades realizadas com os estudantes Pré-PEC-G desde a sua chegada até julho de 2021 foram registradas na página oficial do CLIPE (@clipe_ifpb - instagram) e na aba “PEC-G” do site da ARINTER. A ida aos locais de necessidades básicas e utilidade pública no entorno da Instituição e das residências dos estudantes proporcionaram o uso da linguagem como um instrumento de ação social, de interação do indivíduo com o seu meio.
O projeto de Extensão e Cultura do IFPB “Transmissão do Bem”, desenvolvido no período compreendido entre Setembro e Dezembro/2020, respeitou a dimensão cultural com o uso da língua em situações diversas e carregadas de significações e marcas culturais – semelhanças e diferenças - na música, dança, culinária, teatro, artesanato, desenho, relato de experiência, desfile de moda e exposição de estilismo.
As equipes ARINTER e CLIPE planejaram, discutiram e aplicaram a proposta didática das tarefas com o objetivo de aprimorar o uso da língua portuguesa, fazendo uso da prática de diferentes gêneros, sem desconsiderar o propósito da ação e/ou dos seus interlocutores, ainda, sem desconsiderar o protagonismo e a participação dos estudantes na vivência com o mundo contemporâneo.
Referências
BRASIL. Manual do Examinando Celpe Bras. INEP/Ministério da Educação. 2011 Disponível em: <https://download.inep.gov.br/outras_acoes/celpe_bras/outros_documentos/manuais_e_guias/2011/manual_do_examinando_2011-2.pdf>. Acesso em 28 jul. 2021.
BRASIL. Decreto Presidencial nº 7948, de 12 março de 2013. Dispõe sobre o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PECG). Brasília, 2013.
BRASIL. Portaria MEC nº 1350, 25 de novembro de 2010: Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras.
SHOFFEN, Juliana Roquele. KUNRATH, Simone Paula. ANDRIGHETTI, Graziela Hoerbe. SANTOS, Letícia Grubert dos. (ORGs.). Português como Língua Adicional: reflexões para a prática docente. BemBrasil Editora. Porto Alegre, 2012.
GUIMARÃES, Renata Mourão. PEREIRA, Sérgio Machado. Mapeamento dos Estudos sobre Políticas Linguísticas e Internacionalização no Brasil. Uma Selfie. Fórum lingüístico. Florianópolis, v.18, n.1, p.5596-5617, jan./mar.2021. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/350672339_MAPEAMENTO_DOS_ESTUDOS_SOBRE_POLITICAS_LINGUISTICAS_E_INTERNACIONALIZACAO_NO_BRASIL_UMA_SELFIE_MAPEO_DE_LOS_ESTUDIOS_SOBRE_POLITICAS_LINGUISTICAS_E_INTERNACIONALIZACION_EN_BRASIL_UN_SELFIE_MAPPING_STU>. Acesso em 03 ago. 2021.
[1] Programa PEC-G, regulamentado pelo Decreto do Ministério da Educação nº 7.948, de 12 de março de 2013.