Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
VERTEBRADOS: ADAPTAÇÃO E SOBREVIVÊNCIA. DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIDÁTICO E PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES
Maria Eloyza Pontes Lima, Jamylle Rebouças Ouverney

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


O uso de jogos didáticos para o ensino e aprendizagem da Zoologia pode contribuir para a produção de conhecimento científico do estudante, possibilitando ampliar o seu leque de saberes (ARRAIS, 2013) e unindo a brincadeira, a ludificação e a aprendizagem. Além disso, o uso de jogos pode conduzir os estudantes ao raciocínio, à reflexão, ao pensamento e a (re)construção do seu conhecimento (SANTANA; REZENDE, 2008), o que são competências essenciais para Educação  do século XXI. Neste sentido, foi proposto um jogo didático chamado de “Vertebrados: Adaptação e Sobrevivência” (VAS) para o conteúdo de Zoologia dos Vertedrados, elaborado a partir do primeiro protótipo: “Evolução dos Vertebrados” (EVVE). Com a análise do protótipo foram propostos  aperfeiçoamentos em todos os elementos do jogo a exemplo do tabuleiro, cartas, tapetes de competição, nas mecânicas e design gráfico.

O VAS recebeu esta nova denominação por abordar estratégias dos animais vertebrados que foram desenvolvidas ao longo de muitos anos, as quais garantiram a sobrevivência e adaptação ao meio em que vivem, relacionando-as ao mecanismo de defesa, reprodução, locomoção, alimentação e condições climatológicas desfavoráveis. Este jogo didático apresenta exemplos de animais vertebrados encontrados no Brasil e exemplos de animais endêmicos dos biomas brasileiros, com o objetivo de contextualizar e possibilitar exemplos da fauna nacional para os estudantes. O VAS foi elaborado por uma equipe multidisciplinar de professores e estudantes dos cursos presentes no IFPB, Campus Cabedelo, Técnico de Multimídia e Licenciatura de Ciências Biológicas.

O objetivo geral do projeto foi desenvolver uma nova versão do jogo didático EVVE para o ensino e aprendizagem da Zoologia dos Vertebrados, além dos objetivos específicos a saber: criar um manual com as regras do jogo didático para facilitar a sua utilização; criar um manual didático para os docentes com propostas de atividades interdisciplinares de aplicação do jogo didático em sala de aula; além de integrar os de Licenciatura em Ciências Biológicas e o Técnico em Multimídia do IFPB, Campus Cabedelo.

 

 


Texto completo: DOCX