Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO AUTOMATIZADA PARA O CONTROLE DOS RECURSOS HÍDRICOS NO SERTÃO PARAIBANO
Felype de Lucena Silva, Fábio Araújo Lima

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


No Estado a Paraíba, aproximadamente 80% da sua área está inserida na região semiárida do Brasil. O semiárido brasileiro, em resumo, apresenta características especificas como o fator do clima, marcado pelas altas temperaturas ao longo do ano e um índice de precipitação pluviométrica irregular, de acordo com a época do ano, período seco ou chuvoso (ARAÚJO, 2011). Em virtude disto, o Estado enfrenta sérios problemas com a disponibilidade de recursos hídricos pelas ocorrências de secas prolongadas, principalmente no Sertão, mesorregião da do Estado mais afetada (MACEDO et al., 2010).

Para as regiões que convivem com crises hídricas, o setor agrário não pode contar com as chuvas e depende cada vez mais da irrigação. O que influencia no desenvolvimento agrícola do Estado, que é dependente da precipitação pluviométrica e da disponibilidade hídrica, e devido as essas variações, causam prejuízos de ordem econômica e social à região. Um dos motivos para essa alta taxa de consumo, pode ser provocado pelo uso descontrolado dos recursos pelas técnicas de irrigação tradicionais, e aumentar a eficiência do uso da água na irrigação evitaria um desperdício médio de 20% da água (CAMARGO, 2016).

O processo de automação de um sistema de irrigação pode levar ao uso eficiente da água, com determinação coerente do momento adequado para a irrigação e em quantidade necessária de água para o cultivo (JESUS, 2019). No entanto, a implementação de sistema inteligente de irrigação tem desvantagens de alta instalação custo e funções complexas e redundantes (DUAN, M.; LI, M.; XU, Y, 2019).

Dessa forma, com as dificuldades enfrentadas em razão das secas prolongadas, este trabalho tem como objetivo desenvolver um dispositivo de baixo custo para a automação de um sistema de irrigação, capaz de melhorar de forma significativa a utilização dos recursos hídricos e a produção agrícola. Um dispositivo de baixo custo, seria de grande relevância para facilitar o acesso, visto que a cadeia produtiva do Estado se compõe de grande parte da agricultura familiar.


Texto completo: DOCX