Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
PETS E A COVID-19: AÇÕES PARA A ELUCIDAÇÃO DE TUTORES SOBRE AS REAIS CONEXÕES DE CÃES E GATOS COM O NOVO CORONAVÍRUS HUMANO.
Ana Luzia Peixoto Silva, Estefany Ferreira de Lima, Ana Paula Furtado Pinheiro de Sousa, Clarisse Silva de Menezes Oliveira, Thais Ferreira Feitosa, Vinicius Longo Ribeiro Vilela

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


A pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2 ainda causa indagações na comunidade científica a respeito da fonte/origem de contaminação da doença e sobre a confirmação da COVID-19 como uma nova antropozoonose, a qual busca compreender qual o papel dos animais no início e na manutenção do ciclo da pandemia. Sabe-se que nesses animais, outras cepas de coronavírus causam doenças espécie-específicas, como o coronavírus canino respiratório e o coronavírus canino entérico nos cães e o coronavírus felino em gatos. Porém, ambos podem, ocasionalmente, causar doenças somente em outras espécies de animais não humanos. Alguns relatos de infecção natural por SARSCoV-2 em cães e gatos já foram publicados, bem como investigações sobre a susceptibilidade dessas espécies ao vírus. Entretanto, até o presente momento, não há informações científicas que demonstrem uma real chance de transmissão da doença dos cães e gatos para seres humanos. Este trabalho visou informar tutores a respeito dos prinicpais cuidados a serem tomados em casos de suspeita ou confirmação de COVID19, elucidar as reais conexões entre esses animais e o novo coronavírus humano e alertar sobre o comportamento inoportuno e desnecessário de abandono desses animais durante a pandemia da COVID-19.

Texto completo: DOCX