Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS AUXILIARES PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CABEDELO – PB
Marcos Paulo De Sousa Lucena, Maria Eduarda Campos Lins De Albuquerque, Mirlley Hanna Monteiro Ferreira, Amanda Da Silva Fidelis, Frederico Campos Pereira, Thyago De Almeida Silveira

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


Desde os primórdios, a humanidade tem se utilizado do meio que o cerca para extrair sua sobrevivência. Nesse embate, ele o homem estabeleceu uma relação de dependência com o meio ambiente, e através de suas decisões socioeconômicas passou a ser o principal beneficiado, de forma a provocar transformações e adaptações para favorecê-lo.

Se de início as transformações eram desprezíveis, ao longo dos anos elas se acentuaram e tornaram-se intensas, de forma a serem sentidas e notadas cotidianamente (MELPHI, 2009). Ao promover esses impactos, a humanidade passou a ser produtora de processos de degradação no sobre a meio ambiente.

Nas florestas tropicais presentes no litoral brasileiro, como na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP), a Mata Atlântica é um bioma de grande diversidade, mas que se encontra em um estado de intensa fragmentação e destruição, sofrendo nos últimos 40 anos uma drástica redução de 62,3% em sua área de florestas, resultante da expansão urbana, e das atividades agrícolas (STEVENS, 2014). Sendo, pois necessário à sua preservação e recuperação, de forma a promover a adoção de critérios bem estabelecidos de sustentabilidade.

No município de Cabedelo, existem dois fragmentos de florestas de restinga, o Parque Natural Municipal de Cabedelo (PNMC) e a Floresta Nacional da Restinga (FLONA), que passam por transformações urbanas de diversas comunidades que as circundam. Ambas são Unidades de Conservações (UC) e proteção integral, onde só é permitido o uso indireto de seus recursos naturais, são bem heterogêneas, e contêm áreas preservadas, áreas degradadas, áreas recuperadas, áreas utilizadas para realização de cultos religiosos e áreas de pastos e trilhas, por onde as comunidades limítrofes transitam.

Portanto, nas duas UC existem áreas passando por um processo de degradação, que nunca foram estudadas, e cujo solo é possível de ser recuperado. Entretanto, é necessário o diagnóstico, a inserção e o acompanhamento de projetos de restauração de áreas degradadas com a utilização de recursos tecnológicos que possam acelerar a recomposição da matéria orgânica no solo, promover a transferência de nutrientes de forma mais intensa, e disponibilizar sementes de diferentes espécies nativas, afim de promover uma recomposição florestal integrada ao solo.

 


Texto completo: DOCX