Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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CINEASTAS 360º: RESULTADO DA PARCERIA ENTRE IFPB, O.N.G. RECODE E ESCOLA ESTADUAL JOÃO DA SILVA MONTEIRO PARA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO COM USO DE REALIDADE VIRTUAL
Lucas Felipe Farias Lima Felix de Figueiredo, ANA CRISTINA ALVES DE OLIVEIRA DANTAS, GOLBERY DE OLIVEIRA CHAGAS AGUIAR RODRIGUES, STEFANY DE SOUZA SILVA, MONALISA RIBEIRO GAMA, VANESSA ISABELY COSTA E SILVA

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


Pensar os diversos setores da mídia como territórios reais e virtuais de cidadania, que podem atender às demandas produtivas dos espaços escolares é um dos pilares do que contemporaneamente se estende por educomunicação que, acordo com Soares (2007), é um método de ensino no qual a comunicação em massa e a mídia em geral são utilizados como vetores de educação. Mesmo vivenciando um momento crítico em que passamos por um estado de calamidade pública, a pandemia do novo coronavírus, as instituições de ensino e o terceiro setor têm investido seus esforços contra o esvaziamento na educação no Brasil. Assim também tem atuado o IFPB que, no momento de crise, buscou adaptar seus métodos e a dinâmica com o objetivo de atingir os estudantes com o ensino de forma remota. Mas não apenas o ensino, o tripé educacional foi todo mexido, sendo que a pesquisa e extensão tiveram também que se reinventar. Justamente buscando inovar no meio educacional e agregar valores à formação integral do estudante que foi proposta uma parceria junto a Organização Não Governamental RECODE (RJ) e a Escola Cidadã Integral João da Silva Monteiro (Gado Bravo - PB) com o intuito de realizar o projeto Cineastas 360º, que tinha como principal objetivo a transferência de know-how para estudantes de escola pública as técnicas de registro com uso de câmeras 360º para a produção de filmes em realidade virtual. Para a realização do projeto foram utilizados os seguintes materiais: smartphone Samsung S8, Câmera 360º - Ref: Samsung Gear 360, Óculos De Realidade Virtual Samsung Gear VR. Em relação ao uso dos equipamentos, a câmera conecta-se ao smartphone por meio de conexão bluetooth e o processo do controle da gravação é feito via celular. Em relação ao processo de pós-produção, incluindo a edição, foi utilizado o software da Adobe, conhecido como o um dos mais completos para se trabalhar em projetos audiovisuais, o Premiere Pro CC 2018. A realização do projeto em si se deu por parceria rizomática e as reuniões de equipe foram realizadas de forma remota (online), não presencial, tendo em vista a vigência do decreto de isolamento social. Pelo fato do desempenho do projeto desenvolvido na Paraíba ter ficado em primeiro lugar (nacional) em relação à quantidade de capacitação de jovens; e em terceiro lugar como melhor obra cinematográfica 360º do “V Festival Nacional Cineastas 360°”, é que a avaliação que se faz é de que os resultados foram mais que satisfatórios.

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