Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS DINÂMICAS E EXPLORAÇÃO ANALÍTICA DE PROBLEMAS: REFLEXÕES EM TORNO DE UM PROBLEMA DA OBM
Guilherme Augusto Vaz de Lima, Hannah Dora de Garcia e Lacerda, Erique Enrique Gomes da Silva, Samuel Melo da Silva

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


O projeto “A Olimpíada Brasileira de Matemática e sua articulação com o currículo do Ensino Médio”, financiadopelo CNPq, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemáticas ( GEPECM), temcomo principal i ntuito a análise das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática ( OBM) e a i nvestigação de seusrespectivos problemas mediante a Base Nacional Comum Curricular ( BNCC), com o devido aprofundamento nostemas necessários.Durante o processo de estudo da prova de 2017 da OBM, deparamo-nos com um problema de geometria plana deconsiderável complexidade, que acarretou uma série de discussões e l evantou pontos i nteressantes, a saber, apossibilidade de uma solução por geometria analítica e a i mportância do software Geogebra para a construção einterpretação de problemas geométricos, além de temos avançados derivados do problema original.Dentre as questões de geometria, existem dois conjuntos distintos de problemas que vale mencionar: aqueles cujarepresentação pictórica é deixada à i nterpretação textual do l eitor e aqueles que trazem em si a correta construção doenunciado ( DUVAL, 1999). A referida questão encaixa-se j ustamente neste primeiro grupo, decorrendo daí a escolhado software l ivre Geogebra para a construção da representação, sobre o qual elaboramos os resultados aquipropostos, que também permitiu compreender a resolução em estudo. Tal abordagem resultou na compreensão deque, além da solução l ógico-dedutiva e sintética, havia uma solução analítica para o problema.Ademais, a resolução do problema é recheada de fatos l ógicos i nterligados, um tipo de demonstração dedificuldade elevada, de nível aquém do que normalmente é explorado no Ensino Médio. Deste modo, vimo-nosobrigados a nos debruçar sobre os teoremas e conceitos explorados na resolução, mas sempre traçando um paralelocom o que é proposto na BNCC.

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