Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE QUALITATIVA DOS IMPACTOS DO MARKETING PARA EMPRESAS DE ENGENHARIA CIVIL NO ALTO SERTÃO PARAIBANO
Caylanne Mendes de Souza

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


1 Introdução

O termo marketing pode ser considerado novo, surgindo em meados de 1900 nos Estados Unidos, chegando ao Brasil em 1950. Tendo isso em vista, devido a sua complexibilidade, tal termo se reduz frequentemente a publicidade e propaganda, podendo se resumir a vendas. Em contrapartida, a American Marketing Association (AMA, 2013) define marketing como “uma função organizacional e uma série de processos para a criação, comunicação e entrega de valor para clientes e para gerência de relacionamentos com eles, de forma que beneficie a organização e seus Stakeholders”.

O marketing vem ganhando um papel muito importante para as empresas de engenharia civil, tendo em vista a necessidade de sobrevivência no mercado devido a alta competetividade, sendo indispensável a implementação de métodos que aprimorem as características da empresa, tornando-a única, além de ostentar seu diferencial, fazendo desta prática um forte aliado. Em encontro disto, segundo Kotler (1998, apud MARINS, 2016, p. 20): “O conceito de marketing assume que a chave para atingir as metas organizacionais consiste em ser mais eficaz do que os concorrentes para integrar as atividades de marketing, satisfazendo, assim, as necessidades e desejos dos mercados-alvos.”

De acordo com Kotler (2012), muitas empresas falharam por subestimarem a importância do marketing. Além disso, segundo Naoum (2019), para que uma empresa de construção civil permaneça, não é mais necessário uma boa localização e clientes iniciais, mas sim conhecer as características do seu consumidor e de comportamento de forma a  atraia-lo. Por conseguinte, a aplicação de marketing gera valor para estas empresas, sistematizando-as, criando estratégias para confrontar a concorrência de forma inteligente, sempre evidenciando sua qualidade e comprometimento com os clientes.

Esta pesquisa, tem com como objetivo desenvolver um estudo de caso utilizando estratégias de marketing em uma empresa de engenharia civil da Cidade de Cajazeiras no Alto Sertão Paraibano a fim de obter dados que poderão ser utilizados por empresas da região, apresentando os benefícios e os malefícios ao adotar essas práticas.

2 Materiais e Métodos

Inicialmente, foi realizado um estudo bibliográfico, com a finalidade de obter mais informações sobre o tema da pesquisa.

Em seguida, considerou-se o trabalho de Padilha (2018), que elenca 10 mandamentos de marketing para engenheiros e arquitetos, sendo eles:

  1. Definir claramente uma LINHA DE PRODUTOS. (POLÍTICA DE PRODUTO);
  2. Produzir serviços de qualidade compatível com o nível de necessidades, exigências, desejos e disponibilidades dos clientes. (POLÍTICA DE PRODUTO);
  3. Atualizar-se permanentemente. (POLÍTICA DE PRODUTO);
  4. Definir preços compatíveis com o mercado do qual o produto se destina. Ter uma política de negociação de preços (POLÍTICA DE PREÇO);
  5. Ser disponível. Acessível (POLÍTICA DE PONTO COMERCIAL);
  6. Escolher com critérios profissionais auxiliares. (POLÍTICA DE PESSOAL);
  7. Sistematizar os processos. Organizar a empresa. Valorizar a disciplina. (POLÍTICA DE PROCEDIMENTOS);
  8. Fugir das parcerias inúteis. Fazer parcerias produtivas. (POLÍTICA DE PARCERIAS);
  9. Divulgar sua empresa e seu produto. Ter uma política eficaz de vendas. (POLÍTICA DE PROMOÇÃO);
  10. Usar o pós-venda para provocar a propaganda boca a boca. (POLÍTICA DE PROMOÇÃO DE PÓS-VENDA);

Com isso em vista, foi realizada a caracterização da empresa sob orientação dos professores e em parceria do proprietário da empresa. Em seguida, foi montado um cronograma de atividades personalizadas, a serem implementadas de acordo com as políticas dos 10 mandamentos, sendo aplicadas tais estratégias semanalmente.

Por conseguinte, será realizado um levantamento de dados qualitativos e quantitativos afim de obtermos os impactos pela adoção destas práticas de marketing em uma empresa de engenharia civil no Alto Sertão Paraibano.

3 Resultados e Discussão

Inicialmente, foi realizada uma caracterização da empresa, definindo a sua linha de produtos, montando o seu portfólio e definindo os seus modos de atendimento aos clientes. foram definidos uma página do instagram, um e-mail e um telefone como modalidade de atendimento. Também foi definido que, os serviços prestados seriam: projetos arquitetônicos e complementares, construções e reformar residenciais e comerciais, laudo e acompanhamento técnico, regularização de imóveis, estudo de viabilidade e orçamentos. Em seguida, foi realizado um levantamento de dados junto ao proprietário da empresa com o objetivo de montar um portfólio dos serviços já prestados e todas as experiências da mesma no ramo da construção civil.

Além disso, com a utilização da ferramenta Whatsapp Business foi criado uma conta comercial de atendimento da empresa, contendo horários de atendimento, endereço atual, e-mail, telefone e portfólio. Ademais, no Google Maps, foi inserido o endereço da empresa, contendo horários de atendimento e fachada, possibilitando a empresa ser encontrada em buscas do google. A Figura 1 mostra o resultado da busca pela empresa no google.


Texto completo: DOCX