Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
Modelo de arquitetura para agente conversacional no ensino de programação
Lucas Bivar Fonsêca Tavares, Ianna Maria Sodré Ferreira de Souza, Marcos Vinicius Cantidiano Marques de Andrade

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


O objetivo deste trabalho é expor um modelo de arquitetura de agente conversacional para o ensino de programação. Nos cursos de computação, a disciplina de programação de computadores acaba sendo uma barreira intransponível para muitos alunos, se tornando um dos principais motivos para a desistência. O uso de agentes conversacionais nesse cenário, permite auxiliar na quebra dessa barreira, uma vez que possibilita fortalecer o aprendizado dos discentes. O modelo de arquitetura proposto utiliza redes neurais para construção do agente conversacional, e é capaz de auxiliar os alunos durante o aprendizado dos conceitos iniciais de programação, com base no nível de conhecimento de cada um.

Texto completo: DOCX