Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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ANÁLISE DE VARIÁVEIS ASSOCIADAS À EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR DO IFPB/CG
Baldoino Sonildo Nóbrega, Moabe Barbosa Alves, Joab da Silva Maia, marcelo alves da silva filho, Edivan Enéas de Almeida Júnior

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


A pesquisa ora proposta teve como objetivo identificar que variáveis disponíveis no sistema de controle acadêmico de uma instituição de ensino poderão servir de ponto inicial para acompanhar alunos com risco de evasão. Para a realização da pesquisa, optou-se pela abordagem quantitativa, na qual foram utilizados dados secundários de todos os alunos ingressantes entre os anos 2017 e 2019. Para auxiliar as análises foram utilizados métodos estatísticos descritivos e inferenciais. Verificou-se que dentre todas as variáveis analisadas seis apresentaram algum tipo de associação com a evasão: idade de ingresso, tempo entre Ensino Médio e inclusão no Ensino Superior, CRE, reprovação por falta, quantidade de períodos cursados e a renda com destaque para categoria “não declarada”. A pesquisa trouxe contribuições relevantes para instituição analisada, pois evidenciou que a maior proporção da evasão está ocorrendo nos períodos iniciais, entre alunos com CRE muito baixo, alta reprovação por falta, idade elevada e que alunos com renda não declarada possivelmente não estão frequentando as aulas.


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