Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
ACOLHER, INTEGRAR E ASSISTIR ALUNOS ESTRANGEIROS: Uma experiência com os discentes do PEC-G no IFPB
Alcione Soares dos Reis, Mônica Maria Montenegro, Jailsom Rodrigues Fernandes, Rosicleia Araújo Monteiro

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


Acolher, Integrar e Assistir são 03 (três) verbos indispensáveis no contexto de hospitalidade, aqui especificamente à recepção de alunos estrangeiros. Seja qual for o motivo de se deslocar do país de origem (turismo, negócios, trabalho, estudos, refúgio), todos os alunos requerem ações que impliquem aspectos humanitários relevantes.

Amar ao próximo como a si mesmo, numa perspectiva cristã, significa conhecer e praticar as palavras ensinadas por Jesus no livro de Mateus 25:35c “Eu era estrangeiro e me acolhestes em casa”. O termo “Em casa” no geral quer dizer (país, bairro, estado, cidade, instituição e no próprio lar). No Antigo Testamento é abordado o seguinte: "Amai o estrangeiro, porque vós também fostes estrangeiros no Egito”(Dt 10,19). Esta missão imperativa destinava-se aos israelitas, pois os mesmos foram estrangeiros.

Camargo (2004, p. 52) define hospitalidade  como um “ato humano, exercido em contexto doméstico, público e profissional, de recepcionar, hospedar, alimentar e entreter pessoas temporariamente deslocadas de seu habitat natural”, ou seja, o estrangeiro fica sob supervisão de quem o acolhe (Maia; Guarda, 2010, p. 03).

A  Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (ARINTER) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) auxilia a Reitoria com a finalidade de promover as relações entre o IFPB e as instituições educacionais estrangeiras de países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas, mediante cooperação técnica e intercâmbios científicos e culturais (IFPB, 2018). Além das competências e contribuições elencadas no Art. 57 da Resolução IFPB/CS nº144 /2018, o setor também coordena o Programa de Leitores Franceses; o Centro de Línguas, Cultura e Estudos Linguísticos (NuCLI); o Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI); o Programa de Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) e o Curso de Português e Cultura Brasileira para Estrangeiro (CLIPE).

Neste resumo, abordaremos as ações do “Welcome Day - aos alunos do PEC-G” como política de internacionalização aos 17 (dezessete) alunos estrangeiros.


Texto completo: PDF