Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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Uma articulação entre a Olimpíada Brasileira de Matemática e a Base Nacional Comum Curricular
Hannah Lacerda, Lilyane Amorim, Júlia Pires, Gabrielle Félix, Guilherme Vaz

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de Iniciação Científica “A Olimpíada Brasileira de Matemática e sua articulação com o currículo do Ensino Médio”. O projeto tem como proposta estudar as questões das provas da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) e relacioná-las com o currículo em vigor para o Ensino Médio, a partir da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Como procedimento metodológico, a proposta inicial foi estudar as resoluções das questões da OBM nível 3, da prova de 2017. A princípio fizemos a leitura do enunciado, tentamos propor soluções, e discuti-las em encontros semanais. A seguir, estudamos as resoluções propostas e aprofundamos o estudo dos conceitos matemáticos, associando os conteúdos encontrados nos problemas com as habilidades e competências propostas pela BNCC. Com esse plano foi possível perceber a importância das competições para o aprofundamento na Matemática e também promover um primeiro contato com a iniciação científica. Ao decorrer do projeto, observamos que as duas semanas destinadas para cada problema não era tempo suficiente para se aprofundar bem em cada questão por conta da complexidade das mesmas. Dessa forma, o grupo decidiu levar o tempo necessário para o entendimento de cada questão. Pôde-se também constatar, através desta pesquisa, que diversos conteúdos estão presentes na BNCC, apesar de muitas vezes não estarem explícitos. Dessa forma, percebemos que o nível de profundidade dos conteúdos matemáticos necessários nessas questões não é trabalhado no Ensino Médio.



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