Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DAS DIFICULDADES DA PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Jessiane de Lima Tavares, Miqueias de Jesus Rodrigues, Maria das Graças Negreiros de Medeiros, Vanúbia Pontes dos Santos

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que compõem a Política Nacional de Formação de Professores que visa melhorar a formação prática dos licenciandos no âmbito das escolas públicas da educação básica através de experiências pautadas na articulação entre teoria e prática profissional docente (BRASIL, 2019). Para tanto, os projetos institucionais do programa possuem duração de 18 meses com carga horária total de 414 horas, distribuídas em três módulos de seis meses com 138 horas cada. Por sua vez, cada módulo contempla 86 horas de ambientação, 12 horas de planejamento e 40 horas de regência, acompanhada pelo professor da escola campo (BRASIL, 2020).

Com o surgimento dos primeiros casos da pandemia de Covid-19, tornou-se necessária em 2020 a adoção de medidas de distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais, as quais passaram a ser realizadas com o auxílio de meios digitais (BRASIL, 2020). Nesse sentido, as ações do PRP que inicialmente foram planejadas para a modalidade de ensino presencial precisaram ser replanejadas, principalmente as que envolvem a regência, para o sistema remoto de ensino, sem perder de vista o objetivo do programa e a demanda da carga horária obrigatória.

Portanto, o núcleo do PRP do Curso de Licenciatura do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, desenvolvido no Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC), optou por gravar videoaulas abordando temas referentes à Química, para posteriormente serem anexadas ao canal do programa criado no YouTube, o qual se tratar de um streaming de vídeos dinâmico e acessível (KAMERS, 2013).

Todavia, como garantir aos residentes o aperfeiçoamento da prática docente através da gravação de vídeos? De que forma os aspectos sociais, econômicos e culturais decorrentes da pandemia podem influenciar nesse processo? Como ocorreu a preparação para o sistema de ensino remoto? Tendo em vista responder esses e outros questionamentos, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar os desafios enfrentados pelos residentes ao elaborar videoaulas, bem como discutir o desenvolvimento da prática profissional docente durante a pandemia de Covid-19.

 


Texto completo: PDF