Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE AGREGADOS LEVES DE ARGILA EXPANDIDA COM RESÍDUOS E SUA UTILIZAÇÃO EM CONCRETOS LEVES
MARIA DA CONCEIÇÃO ARAUJO PEREIRA, KEVIN BEZERRA IBIAPINA, JOCICLEUDO SILVA BARBOSA, CAYLANNE MENDES DE SOUZA, EMANUEL JERONYMO LIMA OLIVEIRA, KARLA SIMONE DA CUNHA LIMA VIANA

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


Agregados leves são estruturas porosas, de baixa massa especifica e que possuem características que lhes permitem serem bons isolantes térmicos e acústicos. Ao substituir os agregados naturais e mais comuns como a brita, por agregados leves, no traço do concreto, obteremos o que chamamos de concreto leve.

A NM 35 (1995) define que para ser considerado agregado leve o resíduo deve possuir massa específica aparente máxima entre 880 Kg/m³ - 1040 Kg/m³ e para um concreto ser leve deve possuir resistência a compressão de 28, 21, 17 MPA de aos 28 dias, com respectivamente 1870, 1760, 1680 kg/m³ de massa específica aparente máxima.

O único agregado leve produzido no Brasil é a argila expandida e por ser o único, sua demanda a maior que sua produção, não sendo assim um produto de fácil acesso e com custo acessível. A argila expandida é o molde de estudo para todos os outros resíduos candidatos a agregados leves, a mesma apresenta bons resultados de resistência e massa especifica nos concretos leves, trazendo leveza e garantindo a resistência necessária para concretos estruturais, por este motivo o presente trabalho busco o estudo de sua relação com outros resíduos na formação de agregado leve para dosagem de concreto leve.

O presente trabalho apresentará resultados das pesquisas da relação de formação de agregado leve da argila expandida com escoria de alumínio industrial, serragem e pedra basáltica, a argila expandida produzida pela mistura da argila expandida comercial com cada resíduo em proporções diferentes, transformar-se-á em agregado leve que em sequência substituirá o agregado comum no traço do concreto, originando assim o agregado leve.


Texto completo: DOCX