Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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AS PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM INCLUSIVA AOS DISCENTES COM SÍNDROME DE DOWN: o estudo com a Horticultura Terapia.
Victória Porto da Silva, Rossana da Silva Torres, Maria Rita Rufo Corrêa Lima, Márcia Viana da Silva

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


A pandemia (COVID-19) trouxe consigo o isolamento social e consequentemente uma carência de estratégias e metodologias na educação que auxiliem pessoas com necessidades específicas neste novo ambiente de aprendizagem que é a internet. Partindo desse pressuposto, podem-se apontar várias problemáticas a serem enfrentadas, uma delas é a dificuldade de manuseio das Tecnologias da Comunicação aos mais variados grupos de nossa sociedade.Decorrente deste fator a Horticultura Terapia foi utilizada como uma estratégia de ensino neste meio virtual com intuito de desenvolver a autonomia e o psicossocial destes indivíduos possibilitando sua inclusão na sociedade. A pesquisa foi realizada com os discentes com Síndrome de Down do Curso Técnico em Controle Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus João Pessoa.A coleta dos dados foi obtida através de dois questionários virtuais, preenchidos no início e no final da pesquisa.  A metodologia empregada foi Estudo de Caso que gerou dados de natureza qualitativa.Desta maneira, as atividades executadas alcançaram os objetivos da pesquisa, além de resultarem em vários benefícios já afirmados por outros autores, como bem estar emocional e social, autonomia na execução das atividades de plantio e colheita, promoção de saúde alimentar, e contribuições ao meio ambiente.


 



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