Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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UM ESTUDO DA INTENCIONALIDADE MATEMÁTICA NAS OBRAS DE MONDRIAN: A HISTÓRIA E A ARTE, INTERDISCIPLINARIDADE E ANALOGIAS
Lívia Pedro da Silva

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


Este trabalho teve o intuito de analisar a intencionalidade Matemática nas obras do artista Piet Mondrian. Ele advém de uma pesquisa bibliográfica e documental de caráter qualitativo, produzida a partir do portal de Periódicos da Capes, escritos do artista e acervo virtual dos museus. Dos procedimentos metodológicos, utilizou-se o levantamento bibliográfico, incluso o de caráter biográfico no suporte para construção do desenvolvimento teórico. Visando contribuir na linha de práticas interdisciplinares, teve como objetivo a investigação das influências do pensamento teosófico, abstrato e geométrico das obras de Mondrian a fim de desvelar sua intencionalidade Matemática. Observou-se da discussão gerada em torno das vanguardas cubista e neoplasticista que no Cubismo havia o processo de planificação das composições, em que as bordas de suas pinturas desvanecem-se; enquanto no Neoplasticismo prevaleceu o abandono de linhas curvas, diagonais e ângulos obtusos, que gerou impacto quanto a perda de profundidade espacial. Foram obtidos como resultados evidências de que o pintor tinha consciência Matemática e conhecimento de conceitos geométricos e abstratos. Esses foram aspectos determinantes em sua produção artística e a proposta de um projeto de ensino no qual, através da utilização do conhecimento sobre a Arte e a História, pode-se entender melhor a Matemática fazendo representações abstratas. Destarte, existe uma inter-relação entre as áreas do conhecimento, e a partir disso pode-se refletir sobre as possibilidades de contribuir e ressignificar as abordagens de ensino, conectando teoria e prática.


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