Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
O papel da família no processo de ensino-aprendizagem do aluno em tempos de ensino remoto emergencial.
Verônica Pereira Batista, Carla Mélo Paulino, Ana Caroline Couto de Andrade, Eliz Maria Linhares Lourenço, Wendy Jennifer Parker Mendonça, Fernanda de Assis Vasconcelos

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


A educação a distância (EAD) tem crescido muito no Brasil, em razão da era da informatização e as facilidades que essa proporciona, essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica, além disso possui um método de ensino em que professores e alunos não precisam estar fisicamente no mesmo ambiente e ao mesmo tempo para que ocorra a aprendizagem. Devido a pandemia do Covid-19, e o isolamento social decorrente do acontecimento, o Brasil obteve como método de ensino o ERE (ENSINO REMOTO EMERGENCIAL), que apesar de ser bem parecido com o EAD, tem suas diferenças, onde o ensino remoto emergencial é uma solução temporária e estratégica para proporcionar à comunidade acadêmica a possibilidade de manter, dentro das circunstâncias possíveis, as atividades de ensino. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo, compreender o papel da família no processo de ensino-aprendizagem do aluno em tempos de ensino remoto emergencial. Para a coleta de dados, um total de 32 responsáveis de alunos do primeiro ano do fundamental I de escolas da rede pública e privada. A abordagem quantitativa e qualitativa se deu por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas, sobre: a adaptação e rotina com os alunos do primeiro ano. Com a análise dos dados pôde-se concluir que para maior engajamento dos alunos nas atividades o contato direto com os professores é essencial, pois sua interação e seu auxílio são de extrema importância. E com mais desenvolvimento e aprimoramento, o ensino remoto emergencial pode trazer resultados tão eficientes quanto o ensino presencial.


Texto completo: DOCX