Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
Cartografias da aprendizagem na ONHB: a subjetivação de metodologias de pesquisa e de estudo a partir da participação de estudantes do IFPB na ONHB
JOSE MAXSUEL LOURENÇO ALVES, JOSE MAXSUEL LOURENÇO ALVES, GEISIKELLE INGRID FEITOSA DA SILVA, IASMIM DANIELLE BEZERRA DA SILVA, IASMIM DANIELLE BEZERRA DA SILVA, LEONARDO QUERINO BARBOSA FREIRE DOS SANTOS, LEONARDO QUERINO BARBOSA FREIRE DOS SANTOS, MARIA FERNANDA DE LIMA TELES, MARIA FERNANDA DE LIMA TELES, ALISSON LUAN FERREIRA DE PAIVA, ALISSON LUAN FERREIRA DE PAIVA

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


Esta pesquisa analisa o impacto das metodologias de estudo e pesquisa praticadas pelos estudantes do IFPB - Campus Monteiro e Picuí, durante a 13° Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) em sua aprendizagem. Para tanto, ela cartografa (GUATTARI & ROLNIK, 1992) a aprendizagem de grupos participantes, através de questionários dissertativos e, a partir deste levantamento, problematiza a subjetivação (FOUCAULT, 2010) das metodologias de pesquisa apreendidas a partir desta experiência. Embora com resultados preliminares, vem sendo possível perceber a subjetivação de mudanças na percepção dos estudantes no modo como entendem a história e fazem pesquisas sobre ela na internet.

Texto completo: DOCX