Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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A RELAÇÃO DAS HORTAS ORG NICAS E ÀS PRÁTICAS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL JUNTO AOS ESTUDANTES DO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA
Leonardo Virgolino Pereira, Victor Gabriel Branco da Silva, Márcia Viana da Silva

Última alteração: 2021-11-17

Resumo



  1. Introdução

A Pandemia da COVID-19 afetou a sociedade intensamente devido a gravidade desse vírus gerando a busca por uma vacina que pudesse combatê-lo. O distanciamento social afetou a saúde fisica e mental, especialmente, os grupos sociais mais frágeis como: idosos e os mais jovens em que a convivência social tão comum em sua rotina passava a ser evitada visando reduzir a transmissibilidade do vírus.

A comunidade acadêmica do IFPB – Campus João Pessoa planejou o retorno de suas atividades de ensino não presenciais visando à continuidade do ano letivo 2020. Por outro lado, o cuidado com a saúde física e mental passou a ser um desafio ainda maior diante das condições de estudos dos seus estudantes que precisam ser manter motivados diante dessa nova realidade. Para isso, a alimentação saudável essencial para a manutenção da imunidade das pessoas, especialmente, os estudantes que têm uma vida intensa de estudos devem se alimentar de forma saudável contribuindo em sua formação acadêmica. O objetivo desse estudo foi avaliar sobre a importância da alimentação saudável entre os estudantes dos Cursos Superior em Gestão Ambiental e o Técnico em Controle Ambiental através do alimento produzido em hortas orgânicas.

Desde a descoberta da agricultura, o homem produz na terra seus produtos alimentícios aprendendo a manuseá-la, a prepará-la para o cultivo, e a ter uma relação homem-natureza, visto que ele depende do solo para a sua sobrevivência. No entanto, a relação com a terra, para muitos seres humanos, está sendo perdidos, eles acreditam que o solo de onde o seu alimento é retirado é apenas terra, uma vez que atualmente não há mais tempo para tal relação na rotina do homem (FRISK, 2008). Os cuidados diários com a horta orgânica de preparação do solo, plantio e colheita proporcionam um bem estar físico e mental necessário, diante de uma realidade de pandemia.

  1. Materiais e Métodos

A metodologia adotada foi um estudo de caso desenvolvido em ambiente virtual inserido no processo de atividades de ensino não presenciais devido à pandemia da COVID 19. A produção do conhecimento científico pode ser visto como uma espécie de conversa, uma interlocução contínua entre pesquisadores de uma dada área (ALVES-MAZZOTTI, 2006).

O universo da pesquisa foram os discentes maiores de idade matriculados no IFPB – Campus João Pessoa e a amostra da pesquisa foi formada por estudantes, em torno de 80, divididos em 2 (dois) grupos 40 estudantes do turno manhã envolvendo o Curso Superior em Gestão Ambiental e 40 estudantes do turno tarde do Curso Técnico em Controle Ambiental.

As tecnologias da informação e comunicação (Tics), utilizadas nessas atividades remotas foram a plataforma Google Meet, Google Forms e o Instagran Oficial do projeto @hortapop.ifpb criado para divulgação das atividades das hortas orgânicas. A equipe gestora do projeto apresentava formas de plantio, cuidados e opções de hortas orgânicas e divulgava entre os estudantes através das suas redes e também no Instagran do IFPB – Campus João Pessoa objetivando motivar os estudantes a começarem suas hortas orgânicas em suas próprias residências. Além de abordar em vídeos sobre a importância desse alimento para a saúde fisíca e mental demonstrando que as atividades que lidam com a terra proporcionam um bem estar importantes e de baixo custo.




  1. Resultados e Discussão

A pesquisa alcançou resultados importantes motivando a equipe gestora do projeto a aprofundar suas análises sobre a importância da alimentação saudável na vida do estudantes do IFPB – Campus João Pessoa e dentre os resultados produzidos pelos formulários online na plataforma digital Google Forms foram os seguintes:

Quando questionados sobre o contato com hortas orgânicas 62,5% responderam positivamente, 29,7% não tiveram contato revelando sobre a necessidade de divulgar sobre o alimento saudável produzidos em hortas orgânicas.

Gráfico 1: Você já teve contato com a experiência de Horta Orgânica?

A questão sobre o turno em que estudavam 40,6% responderam no turno da manhã no Curso Superior em Gestão Ambiental e  59,4 responderam no turno da tarde do Curso Técnico em Controle Ambiental que desde o 1 ano são motivados a desenvolverem projetos na Horta Orgânica do IFPB – Campus João Pessoa.

Gráfico 2: Qual o turno que estudavam no IFPB – Campus João Pessoa?

Quando perguntado se as atividades com horta orgânica doméstica pode ser influenciado na adoção de uma alimentação saudável? Em sua maioria, com o percentual de 93,8% responderam que sim, corroborando com a necessidade de aprofundarmos sobre o tema que envolve o  cultivo e os cuidados com a horta orgânica doméstica.

Gráfico 3: A horta orgânica doméstica influencia na adoção de uma alimentação saudável?






Figura 1: Atividades de plantio de hortas orgânicas - equipe gestora do projeto – março de 2021.


  1. Considerações Finais

A realidade dos estudantes do IFPB – Campus João Pessoa sobre a importância do alimento saudável produzido em hortas orgânicas se tornou ainda mais necessário devido ao atendimento não presencial aumentaram os problemas, pois muitos estudantes foram acometidos por doenças físicas e mentais agravados com às mudanças na rotina acadêmica.

A promoção da inclusão digital ofereceu condições do acesso às informações através das redes sociais essenciais na execução das atividades remotas. A pesquisa alcançou seus objetivos ao promover o acesso a informação referente a alimentação saudável produzidos em hortas orgânicas com baixo custo. E com a continuidade do processo de ensino em Atividades Não Presenciais há necessidade da continuidade dessas tão importantes informações destinadas aos estudantes do IFPB – Campus João Pessoa.


Agradecimentos

Agradecemos ao IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) e ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) que concedeu a bolsa e a aprovação para a iniciação científica da pesquisa.


Referências

ALVES-MAZZOTTI, A.J. Usos e abusos dos estudos de caso. Cad. Pesqui. Vol.26, n0. 129. São Paulo. Sept./Dec. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0100-15742006000300007&script=sci_arttext. Acesso em: 27/12/2020


FRISK, P. R; Horta na Escola; Publicado, 2008. Disponível em: <http://www.guiadeitupeva.com.br/noticias/ver.php?cit=18>. Acesso em 05 de maio de 2018.


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